SOCIAL MEDIA

06/07/2017

Lembranças da antiga Blogosfera


E finalmente, estou quase de férias (ufa!) e posso reviver o gostinho que é sentar e escrever para um blog. Iria fazer um tutorial, mas depois de fazer esse meme pro United Blogs com alguns fatos que só quem é blogueiro antigão lembra, resolvi escrever sobre este tema! Eu não tinha sequer entrado no Blogger esses dias e me espantei pelas 106.656 visitas totais alcançadas mesmo sem postar com frequência... Daí resolvi pôr tudo em ordem e programar 01 post por semana. Então, toda quinta-feira nos encontramos aqui! o/

Mas indo ao assunto do post... Eu já tinha escrito o Lembranças de quando virei blogueira e agora estou o rescrevendo de forma mais intensa. Entrei hoje em um blog lá da época do ".zip.net" e morri de rir de como os posts eram tão sinceros e tão bobos até. A gente escrevia sobre tudo o que nos aconteceu no dia, os blogs eram uma espécie de diário mesmo. Nada era programado, e fico pensando: Será que textos daquela época chamariam atenção do público hoje?


Bem, os blogs com fins comerciais eu não sei, mas os blogs pessoais sempre tiveram essa vibe. Mas nada se compara aos primórdios lá dos anos de 2006... 2009... Eu peguei o auge dos layouts "bevelados", dos "Layshops", onde algumas meninas faziam templates gratuitos, com vários PNG's de artistas adolescentes e eu salvava todos, principalmente da Ashley Tisdale e do High School Musical haha.

O primeiro layshop que eu conheci foi o Coysinhas 4 You, e me inspirei nele pra criar o meu: o Illusion Design. Foi aí que eu comecei a me aventurar com webdesign, e como foi que eu comecei o meu primeiro layout? Pelo Paint, mas é claro >.< . E tudo era cheio de Gifs, quem lembra dos selinhos? Era selo de destaque do blog, eram textos e imagens que se mexiam, cursor do mouse colorido, link para o orkut, e-mail do Msn.... 

É uma pena que a maioria dos servidores dessa época tenha saído do ar e a gente não tenha muitas imagens on-line pra relembrar tudo... Eu lembro do Casinha das Gifs, Drikoti, e até do Evelyn's Place, o layshop da Evelyn Regly! Sim, a Evelyn do "é tudo vaaca!". Eu amava o Uol Blog, ter um blog com ".zip.net" tanto que nunca pensei em usar o Blogger e nem creio que ele ainda está disponível e que alguns blogs ainda estejam no ar firmes e fortes. 

Sem falar que a idade faz falta né hehehe Éramos adolescentes, e tudo era tão gostoso, a vida era tão mais "mar de rosas", e nossa única preocupação era conectar a internet discada e ter alguns minutinhos pra escrever sobre o nosso dia na escola. Tem gente que nunca vai saber o que é ter uma C-Box no blog ou instalar comentários no Cutenews, salvar texturas de imagens pra fazer várias blends e usar no novo layout. Bons tempos!

Mesmo os conteúdos publicados não sendo nada muito elaborados, as pessoas e outros blogueiros apareciam para dar um recadinho sincero... E a gente ia lá, retribuía, e assim nosso ciclo de amizades virtuais se expandia. Parecia tão mais natural receber comentários e eu realmente não tinha a menor preocupação com visitas ou se alguém estaria realmente lendo o que eu escrevia. Bem, só de escrever para mim estava sendo algo prazeroso e tanto!

Sei que não devo ser a única nostálgica aqui, então vamos lá, se você é ou era blogueiro da época das Cavernas compartilha suas lembranças aí nos comentários pra gente não deixar a Blogosfera morrer, hasuahuas.

Até mais!

comentário(s) pelo facebook:

14 comentários :

  1. adorei o post. eu comecei nesse mundo em 2009, tinha varios blogs, meu primeiro foi uma otome rokeira onde eu falava de animes e rock. era tão bobo algumas coisas que postava.
    que saudades dessa epoca
    https://dose-of-poetry.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Carla! Todo mundo que começa tem mania de criar dezenas de blogs haha
      Saudades mesmo *__*

      Excluir
  2. Aaaah, eu lembro <3
    Foram tantas amizades verdadeiras e sinceras que tenho até hoje! haha
    Saudades daquele tempo!
    Lembra daqueles spams marotos do Cutenews, ou daqueles concursos e awards maravilhosos, que adorava participar?
    Muito boom! Melhores tempos <3


    http://rainbowsandcia.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses concursos eram únicos e todo mundo gostava de exibir os "selinhos" brilhantes que se destacam ali na sidebar! Era uma graça, realmente um tempo único!
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  3. AUHUAHSU morri, eu sempre salvei png de famosos, tipo zac efron, taylor swift, pra colocar nos meus layouts. E os layouts kawaii:? Todo mundo tinha na época. Dava raiva até: quando vc entrava nos sites começava a chover umas neves do cursor e brotava umas musicas do além hauhsuahs Muito bom esse texto! Eu passei por essa fase, foi pura diversão. Acho que hoje ta mais difícil.. Porque antes as pessoas ao menos paravam para ler seus textos e deixar comentários legais!
    Amei o seu texto! Muito nostalgia.

    Beijos, Gi.
    Blog About Girls

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu salvava vááááários png, fazia coleção, e alguns nem usava rsrs, mas eu tinha que salvar!
      Dá uma baita saudade desse tempo, tem alguns lances que hoje são vistos como sem noção, alguns scripts chatinhos mas... a galeria interagia de forma mais sincera e isso faz falta!
      Um beijo!

      Excluir
  4. Genteee! Que post amorzinho ❤ super nostalgico! Não tinha blog na época mas era viciada em visitar blogs, só via o pessoal com os blogs de layout "estilo Evelyn"! Primeira vez que vou no seu cantinho, amei muito ❤ Vai gostar do blogosfera atual, não é tão legal quanto antigamente, mas é mara 😂
    Beijosss Ju!


    Www.simplesmentecriativa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaah, nessa época eu acredito que até lia mais do que hoje, não queria perder nadinha... Muito obrigada pela visita, espero poder te ver mais vezes <3
      Beijosss

      Excluir
  5. Hey!

    Sabe que só fui saber dos blogs no ano de 2010? Eu tinha um blog gótico pelo blogspot (era bem a vibe dos meus 16 anos). Eu falava da literatura gótica, música e vestimenta da mesma temática e foi a partir daí que eu passei a escrever poemas, crônicas, contos e etc. Eu mesma elaborava meu layout, sempre com muitas cores escuras. Lembro bem que eu fazia uma combinação do background com a "capa" do blog. Preto com rosa, preto com vermelho, preto com branco, preto com azul, e etc. Era bem divertido. Eu colocava gifs e até o cursor mesmo possuía um gif. Lembro também de trocar banners com outros blogs, de colocar selos de melhor blog e conteúdo, etc... Era tão bom!

    Até mais! O/
    Karolini Barbara
    womenrocker.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legaaal... E você ainda conseguiu pegar a época de troca dos selos, hehe. Raramente vejo algum blog disponibilizar um selo de "link-me", e não seria uma má ideia se voltassem a fazer isso!
      Muito obrigada por passar aqui e deixar seu comentário <3 Beijo

      Excluir
  6. AAAAHHH Ter um blog era um sonho meu lá por 2006, 2007, e quando criei o meu primeiro, com o domínio zip.net, fiquei tão feliz que nem cabia em mim! hahaha O meu segundo foi no Blogger mesmo, e fiquei muito mais contente com ele, pelo mesmo motivo que ainda hoje defendo Blogger a Wordpress (que venha a polêmica kkkkk): a liberdade quase total pra modificar tudo do jeito que eu quisesse, o que era bem legal mesmo eu ainda não sabendo nada de códigos. Ainda lembro de ir na lan house toda semana, num tempo em que muita gente ainda não sabia o que era ter PC e entrar na internet todo dia, e postar um poema inédito sem se importar se tinha alguém lendo ou não. O simples fato de ir lá e escrever, postar conteúdo, era gratificante! As cosias podem ter mudado muito de lá pra cá, mas algumas nunca serão esquecidas pelos blogueiros jurássicos hahahaha
    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando vi o primeiro blog com ".zip.net" fiquei louca querendo descobrir como é que se criava um o/ Na época eu não gostava do Blogger, mas hoje sou apaixonadíssima por ele s2 Impossível mesmo se esquecer dessa época, dá vontade de voltar no tempo só por uns segundinhos pra matar essa saudadona ^^
      Muito obrigada pelo comentário :*

      Excluir
  7. Não cheguei a ter blog nessa época, criamos o nosso blog em 2012, mas mesmo assim sinto falta dos blogs dessa época, as pessoas postavam mais por amor e atualizavam mais os blogs. Hoje em dia, só vejo blogs "abandonados". As pessoas estão se dedicando mais ao Youtube. Não que eu tenha algo contra, mas esse prazer de escrever está cada vez mais se extinguindo!!!

    Beijos mil!!

    www.boas-depapo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falta a gente sente e muiiitooo. Tem coisas que só os blogs podem trazer as sensações mais sinceras e gostosas, e apresentar de forma única, então só o Youtube pra mim não é viável. Realmente, o prazer de escrever aqui é imenso e é muito legal encontrar isso em outras pessoas/blogs também!
      Um beijo e obrigada por comentar :D

      Excluir