SOCIAL MEDIA

27/04/2017

O que não pode faltar em um blog?


E aí pessoal! Depois de um tempinho off volto à teclar aqui, e por que não soltar um post comentando sobre esse universo blogueiro? Vou escrever sobre 10 coisas que todo blog deve ter, na minha opinião, e se você já tiver mais dicas extras que eu não mencionei e quiser colaborar a quem vai ler esse post pode compartilhar aqui nos comentários. Vamos lá!

01. Posts únicos e feitos com amor

Não dá para ser blogueira e não escrever originalmente e com dedicação. Não mesmo, isso não é compatível nem coerente. Dá um desânimo de ver tanta gente criando blogs em massa, mas ao visitar você se dá de cara com posts "meia boca", com poucas frases e sem uma construção de ideias, claramente "feito por fazer". Ou se deparar com plágios, o que é bem pior né? 

Cada pessoa é única, portanto, cada blog também, já que vai refletir o universo do autor. Blogs originais se destacam, cada um na sua individualidade. Então vamos apostar mais no nosso potencial e naquilo que gostamos de fazer (blogar)!


02. Atenção e feedback com os leitores

Qual o objetivo do seu blog? Creio que ao escrever, você passa uma mensagem aos seus leitores e tem uma finalidade com ela. Então vamos lá, você espera um retorno de quem está do outro lado da tela lendo seus posts e interagindo com você. Que tal perguntar o que o seu leitor quer ver no seu blog? Responder aos comentários? Agradecer pelas visitas e anotar todas as sugestões e críticas?

No blog, você não "fala sozinho". Tá, tem blogs com milhares de seguidores comparados a outros iniciantes que a gente "finge" que já tem gente on-line no nosso blog contudo, contudo... Lembre-se que até mesmo as blogueiras em alta conseguiram estar onde estão por conta de cativarem seus leitores e atraírem outros projetos mais grandiosos. Ainda que seu blog seja mais singelo e mantido por hobby, não deixe de escutar aqueles que te entendem entre as linhas do que você escreve pro blog.

03. Perfil do blogueiro

A intenção é estar mais próximo dos leitores. E por que não se apresentar? Logo no início da sua sidebar ponha uma foto de perfil, com um texto descrevendo quem você é, o que faz, suas paixões... E deixe suas redes sociais, assim fica mais fácil de entrarem em contato diretamente com você! 

04. Páginas internas

Ainda mais completa que uma descrição na sidebar do blog, uma página "Sobre mim" e "Sobre o blog" deixam os leitores mais envolvidos com sua história com o blog e com quem você é. Dá para matar a curiosidade e se encantar mais. Uma boa dica é criar uma página de Blogroll com todos os blogs que você visita e identifica, assim a interação entre a Blogosfera e o contato com novos blogs são impulsionados.

05. Caixa de Pesquisa 

Super útil, afinal, na dúvida sempre é bom ter um meio de encontrar algo que a gente não consegue mais encontrar nas primeiras páginas do blog, como por exemplo um post antigo ou um que a gente não lembre o título. E a caixa de pesquisa está aí pra isso! Você pode usar a própria gadget disponibilizada pela sua plataforma ou personalizá-la, posicionando-a em um canto acessível e até no menu no topo.

06. Caixa de Fanpage e Seguidores

Pra ficar por dentro de tudo e ainda te dar aquele apoio, nada melhor que uma página no Facebook e e a opção de Seguir. Procure meios de ter essas opções, mas isso não inclui criar uma janela pop-up e "obrigar" os visitantes a deixaram aquele like primeiro pra depois terem acesso ao conteúdo do blog, viu? 

07. Posts mais acessados

Certamente os melhores posts do seu blog e que os leitores adoraram merecem ter destaque e visibilidade. Ponha uma gadget que exibe os posts mais lidos de todo o tempo do seu blog ou os que estão em alta, mais lidos nos últimos meses.

08. Categorias

As pessoas podem entrar no seu blog procurando um conteúdo X. Se você posta diversidades, fica muito mais fácil separar os posts por categorias ou marcadores. Separar um link com todos os posts de "Beleza" dos de "Resenha", por exemplo.

09. Um bom design 

Para ser lido sem dificuldades e ser lembrado pelos leitores, um bom design ajuda muito. E não necessariamente você precisa de algo super impecável, mas que seja agradável visualmente e não comprometa a estética e o blog como um todo.

Já tem um post no blog falando sobre isso. Leia: 10 dicas para o design do seu blog.
Também trabalho com layous. Se você usa Blogger, clique aqui para encomendar.
10. Opção de "Comentários" acessível

Já falei que a interação dos leitores no blog é super importante, então em hipótese alguma as pessoas devem se esforçar para achar a opção de comentários ou sequer terem a oportunidade de comentar em um texto seu. Usar a opção de Nome/URL no Blogger facilita para quem não tem conta no Google e o plugin de comentários do Facebook é mais acessível para muitas pessoas amantes da rede social. Usar sistemas que requerem verificação de palavras ou de cadastro pode chatear e afastar seus visitantes.

Então é isso, essas foram as 10 dicas. Até a próxima! o/

comentário(s) pelo facebook:

8 comentários :

  1. adorei as dicas <3 amo teu blog
    tem sorteio rolando la, participa
    http://dose-of-poetry.blogspot.com.br/2017/03/sorteio-mes-nacional-2-kits-2-ganhadores.html

    ResponderExcluir
  2. Adorei,concordo com tudo,acho que esse é o mínimo que o blog deve ter para ser acessível e bom de navegar :D
    Beijos ^.^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Jennyfer! Um pouco de tudo e o prazer de entrar no blog já está garantido!
      Beijos

      Excluir
  3. Criei um blog e ainda estou bem no inicio,e pesquisando achei seu blog que tem bastante assunto a respeito,adorei este post e já vou correr pra ajustar algumas coisas.
    Beijos.

    ResponderExcluir