Como é fazer uma segunda universidade?


Muito em breve escreverei um post sobre como escolher o curso certo pra mim, mas enquanto ele não vem ao ar, pensei em comentar sobre minha primeira semana na nova universidade. Já comentei várias vezes no início do blog que curso Ciências Biológicas e agora também estou fazendo Educação Física. Sim, também, por conta de atraso do calendário acadêmico da minha primeira universidade, a UFRPE, onde eu curso o último período de Biologia, 2016.2, que só acaba em abril.

Na semana passada eu comecei Educação Física na UFPE, agora na modalidade Bacharelado, já que estou fugindo da Licenciatura, e pretendo trabalhar em academias ou outro campos, dando aula de ginástica, circuito, step, jump ou musculação. Eu me identifiquei muito com o curso ano passado, depois de mais de 1 ano na academia e interagindo mais com o funcionamento do corpo.

Pois bem, a ideia desse post é trazer as minhas primeiras impressões ao sair de uma universidade para outra. Vamos lá!

1. Preciso aprender a depender de ônibus

Eu sempre morei pertinho de todos meus ambientes escolares. Eu praticamente moro na UFRPE, então vou nem falar que só saía de casa "atrasada". Agora essa belezura acabou. Além de me preparar para pegar o primeiro ônibus, tenho que descer numa integração e aguardar pelo segundo, coisas que meus colegas da primeira universidade já faziam e eu só estou me acostumando agora.

2. Preciso acordar cedo

Meu curso de Biologia originalmente é à noite e no decorrer do curso eu passei a estudar à tarde e jamais sonhei em estudar pela manhã, era a última coisa que eu queria na vida. Já com Educação Física não tenho escolha, às 07:00 am em ponto já tenho aula de Ginástica.

3. Preciso levar comida e muitas outras coisas

O curso de Educação Física é integral, mais uma novidade para mim. Agora literalmente, moro na universidade, já que passo o dia lá. Então, se eu quiser sobreviver como estudante de Educação Física, preciso trazer minha marmita com almoço, toalha, roupas práticas, roupa para se trocar, maquiagem, escova de dentes, ou seja, uma mala pronta. Se você for fazer Educação Física um dia, pense nessa nova rotina, porque será bem assim mesmo.

4. Preciso comprar muitos materiais

Os meus novos professores exigem fazer atividades práticas com uma camisa da cor X, uma calça da cor Y, então eu vou gastar em torno de 100 R$ para comprar 2 uniformes e uma calça legging vermelha. Fora que eu preciso (ou não necessariamente) comprar outras coisas como tupperware, garrafa d'água, personalizar nome e estampa na bata, tênis e roupas novas para atividades físicas.

5. Preciso manter os assuntos em dia

Se eu já achava isso indispensável em qualquer outro curso, agora eu tenho ainda mais certeza. Já na primeira semana eu contei mais de 10 provas marcadas (sendo 7 de uma só dispiclina), vários seminários, e várias atividades, como organizar um evento. Como muita coisa é acumulativa, se eu não der conta de revisar tudo no primeiro momento vou me ver presa em uma bola de neve, e claro que eu não quero isso.

6. Preciso ter dinheiro sempre

Agora que eu passo o dia na universidade, preciso ter sempre um dinheiro trocado, até para não passar fome. A UFRPE tem um Restaurante Universitário maravilhoso, o da UFPE não chega nem perto - com o dinheiro que eu gasto pra almoçar e jantar lá eu faço as duas refeições na UFRPE e ainda me sobrariaa dinheiro. Pois bem, nem conseguir frequentar esse novo RU eu posso, porque as filas são enormes e não dá tempo de almoçar e voltar pra aula. Então, eu acabo gastando muito dinheiro com comidas por fora, coisa que não dá fazer todos os dias.

7. Preciso me organizar mais

Antes meu horário era todo bonitinho, todas as manhãs na academia. Agora eu vou uns dias pela manhã, outros à tarde, outros à noite... Fora que eu tenho que estudar sempre, e para as últimas provas da minha primeira universidade também, ou seja, a organização é realmente necessária. Até o blog foi afetado, eu tive que alterar minha frequência de 4 posts por semana para 2. O importante é equilibrar tudo.

8. Preciso me acostumar com um novo ambiente

A UFPE é bem diferente da UFRPE, sendo uma cidade universitária e com um número de cursos bem mais amplo que a UFRPE. Porém, a UFRPE - Rural para os mais íntimos - é um amor, e lá eu sentia estar no lugar certo para fazer Biologia, com prédio novo, professores capacitados, laboratório e tudo.

Não tenho a menor dúvida de que fazer Educação Física na UFPE é muito bom também, e lá é bem diferente porque em vez de um prédio para o curso, as salas são dispostas numa espécia de vila e não tenho sala específica: cada matéria tem sua sala, inclusive em departamentos diferentes, tendo que me deslocar. Fora que agora tenho aulas em quadras também, então em vez de laboratórios agora vou frequentar quadra de basquete, futebol, vôlei, de lutas, pista de atletismo, piscina para natação e outros que ainda não imagino.

Ufa, acho que é isso!
E alguém aí já experimentou fazer outro curso? Como foi?

comentário(s) pelo facebook:

4 comentários

  1. voce esta cursando duas universidades ao mesmo tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla, eu sou concluinte pela UFRPE 2016.2. Daí como o calendário pós-greve está em atraso eu colo grau agora em abril só :). Mas no semestre 2017.1 estou matriculada apenas na UFPE porque já conclui a UFRPE em 2016.2, entende? #doideira
      Beijos

      Excluir
  2. Eu ainda não comecei nem minha primeira faculdade, hahah (começo no segundo semestre). Mas sempre pensei na possibilidade de fazer duas. Porque na verdade se pudesse eu faria várias, de verdade. Se o tempo permitisse...
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou vivendo em duas semanas na UFPE o que eu não vivi em 4 anos na UFRPE, muuuuuuuita cobrança, que exige muita dedicação. Eu já tentei fazer curso técnico ao mesmo tempo que o curso superior, logo assim que terminei o ensino médio, e uma hora tive que optar por um quando comecei a trabalhar, mas conheço gente que conseguiu conciliar tudo!
      Realmente o tempo é muito importante...
      Beijos :)

      Excluir