SOCIAL MEDIA

15/02/2017

Como não desistir do blog


Primeiramente: Que saudade de blogaaar. É que aconteceram inúmeras coisas na minha vida como passar no vestibular de novo, conclusão do curso, tentativa de colar grau antecipado, ter que fazer provas antecipadas, quase ter que desistir do curso, saber que não preciso adiantar provas e que vou me formar normalmente, me preparar para uma nova graduação... Enfim, deu tudo certo! Tirando a parte que ainda ontem meu pai sofreu um atropelamento, mas tá tudo bem agora! ✌

E sim, mudei o layout, porque não tem jeito, sempre que sentir a necessidade de mudança vou mudar. É uma terapia, não sei lidar com isso, infelizmente. 😝

Esse post foi uma sugestão da Clara Oliveira e vai ser um bate-papo para quem está pensando em desistir do blog, está sem ânimo, perdeu o prazer em blogar, não está vendo utilidade no blog, não sabe o que escrever e, vocês sabem, há n motivos para se desanimar com um blog que não dá para enumerar todos aqui. Mas vamos conversar? 

1. Respeite seu tempo

Está sem a menor vontade de escrever? Passando por alguma dificuldade ou problemas pessoais? Sua mente está esgotada e você não consegue pensar em nada pro blog?

Descanse!

Não faça nada por obrigação!

Não importa se você vê o blog como profissão ou como um hobby, uma coisa que você tem que entender é que você não é uma máquina. Você precisa descansar, cuidar da sua saúde e se você chegou em um ponto de limite em que não há um equilíbrio, você precisa cuidar disso primeiro. 

Você pode buscar alternativas para superar o bloqueio criativo, encontrar sugestões de posts para o seu blog e aos poucos driblar isso. Para não deixar o blog desatualizado você pode alterar a frequência de atualização no blog e postar 1 vez por semana ao invés de 5 vezes. O "x" da questão é você respeitar o seu tempo, seu limite, e cuidar do blog do melhor modo que você pode no momento.

Se você posta apenas 1 vez por semana e o conteúdo é feito de forma bem mais atenciosa do que você faria se tivesse que escrever 5 posts seguidos, porém sem tamanha dedicação ou vontade, o resultado será muito mais grandioso tanto para o seu blog quanto para você. Se você achar necessário dar uma pausa de 1 mês ou mais, faça o que achar melhor para você.

2. Invista seu tempo em atividades que vão te ajudar a renovar a mente

Se dedicar a algo por muito tempo pode fazer com que chegamos ao ponto de saturação. Em outras palavras, nossa mente fica esgotada e é nesse ponto que temos que dar uma pausa e descansar. O que não significa que você tem que ficar parado, pensando no nada, mas descansar de modo a enxergar oportunidades que antes você não veria porque sua mente estava sem condições de trabalhar.

Vou falar por mim mesma, faço musculação e quando passo 1 hora na academia minha mente se revitaliza. Exercito meu cérebro de outro jeito, foco em outras coisas e volto pra casa me sentindo bem mais ativa, física e mentalmente falando. Daí fica bem mais fácil de usar todo esse gás para escrever, estudar, ou qualquer coisa.

Tudo o que a gente precisa diante de situações de stress, de cansaço, é de um momento para respirar. Afinal, não somos uma máquina, certo? Tente você mesmo, dê uma pausa em algo que está te fazendo mal (como aquele trabalho que só te traz problemas) ou que você não está sabendo lidar e volte a fazer aulas de dança, a fazer caminhadas ou então se dedique a algo novo, uma nova viagem, um novo curso... E perceba o quanto tudo isso faz bem ao seu cérebro! 

Quando estiver se sentindo ok, procure escrever no blog sobre suas experiências e aos poucos retome a postar com frequência. Quando menos esperar, você já vai estar à ativa com seu blog!

3. Saiba ser seletivo (a) quanto as críticas

Quem é blogueiro de carteirinha sabe que muitas vezes não é fácil lidar com a visão que algumas pessoas tem do que é ser blogueiro. Essas críticas podem partir de amigos que não são blogueiros ou que não acompanham blogs e são ainda mais dolorosas quando vem de alguém da nossa família. Ou podem vir de pessoas interessadas apenas em destilar ódio e veneno, os chamados haters, na sua maioria fakes ou anônimos, o que já os torna insignificantes. 

Já é bem clichê que devemos ponderar as críticas construtivas e ignorar tudo o que não nos acrescenta em nada. Mas falando sobre a relação entre blogueiros e família, onde os últimos bombardeiam perguntas como: "O que você ganha com seu blog?" "Não vejo você ganhar nenhum dinheiro com isso!" "Você só fica nesse computador, precisa arrumar um emprego!" "Você está desperdiçando seu tempo com nada" e etc, convenhamos que é muito difícil ouvir isso várias vezes ao dia.

Antes de se abater, reflita o seguinte: Minha família entende o que é ser blogueiro? Porque, certamente, alguém que toca violão como um hobby passará horas se dedicando a aprender novas cifras, acordes, técnicas, a compôr músicas e curtir seu momento com algo que ama a fazer. E por que as pessoas pensariam que alguém que ama e sabe tocar violão estaria perdendo seu tempo com algo inútil?

Talvez tocar violão seja uma realidade mais próxima para elas. E sua família, ou as pessoas que te criticam, sabem o que é escrever para um blog? Sabem o que isso significam pra você? Sabem o que isso envolve? São leigas no assunto?

Se são leigas, você pode conversar com eles sobre o que você faz, como você teve interesse em escrever e perceber que isso é algo que você sabe fazer muito bem, que não te impede de ter um emprego formal ou de estudar... Independente se você tem o blog como profissão ou não, aproximá-los da realidade da Blogosfera tende a ser um ponto favorável para você.

Se as pessoas que te criticam quanto ao blog tem uma mentalidade muito ignorante ou difícil, procure não dar ouvidos, porque não importa o que falem, você sabe muito bem o que blogar significa, apenas faça a sua parte! Falando nisso, vamos ao próximo tópico...

4. Procure entender o que o blog significa pra você

Creio que você criou o blog por algum motivo... Eu mesma, acho que fui blogueira "por instinto", por que naturalmente me vi despertada a escrever para um blog. Se a sua essência te levou ao caminho de ser blogueiro, você sabe que é algo que te faz bem, que te desperta interesse, que você tem habilidades, que é importante para você...

Agora pensa comigo... Você abriria mão de algo que é muito importante pra você por conta de críticas sem fundamento? Você desistiria tão fácil de algo que você quer e que você se vê motivada a manter e a cultivar, mesmo que você passe por momentos em que não se dedique tanto quanto gostaria?

Não mesmo!

A vida é feita de circunstâncias. Às vezes não podemos estar ao lado de pessoas que amamos, mas isso não significa que as deixamos de amar, elas são muito importantes para nós! Enquanto seu blog for importante para você, e você saiba o significado que ele tem, procure manter acesa a chama de mantê-lo ativo e busque modos de fazer com que ele volte ao ar quando as condições estiverem melhores.

5. Sempre escreva sobre o melhor que você pode oferecer aos seus leitores

Todo mundo tem algo bom para passar para as pessoas, ninguém é inútil ou uma tábula rasa. Ainda que milhares de pessoas escrevam sobre os mesmos assuntos que você, cada uma transmite conhecimento de abordagens diferentes, com impactos diferentes na vida das pessoas!

Enquanto você escrever sobre algo que você domina, que é o seu forte, que seus leitores gostam de ler, que faz com que você tenha um público que sempre retorne ao seu blog, seu blog terá um espaço diferenciado. E por que desistir de algo que você pode dar o seu melhor e ainda ajudar muita gente?

Se você tem dificuldades quanto a reconhecer seu público ou as categorias do seu blog, observe quais dos seus posts recebem mais acessos e quais os temas que seu público gosta de ler. Uma boa tática é fazer uma pesquisa de público com os seus leitores.

Não importa se você só escreve sobre um determinado nicho ou se você escreve sobre várias assuntos, escreva sempre sobre o que você pode escrever com dedicação e seu conteúdo será diferenciado e importante para quem lê! Não há segredos... 

Então é isso, espero que tenham gostado do post!
Abraços <3

comentário(s) pelo facebook:

20 comentários :

  1. OI flor! Seu blog está lindo, mas juro que pensei estar no lugar errado kkk!
    Olha, tenho recebido elogios sem fim por conta do layout que fez pra mim! Você tem muito talento!
    Aos poucos tenho conhecido meu publico mais fiel, que aparecem sem ser por interação mas porque gosta do meu conteúdo e isso é gratificante. Ter blog é fácil, agora manter e ter acesso é outra coisa.
    Sucesso nessa nova empreitada, super admiro quem engata um curso no outro, é preciso muito pique!


    Beijos!!!
    😘
    Minhas Inspirações por Sara Menezes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe, obrigada Sara <3
      Fico feliz que tenha gostado do novo layout e os visitantes do seu blog também!
      Realmente cuidar de um blog é mais trabalhoso do que as pessoas imaginam né? Mas o esforço vale à pena!
      Agradeço pelo carinho, e vou em busca do sucesso para entrar de cabeça boa nesse novo curso hehe Pique é o que não pode faltar!
      Um beijo!

      Excluir
  2. Poxa Ju que ótima ideia de post, me ajudou bastante.
    Vou seguir suas dicas principalmente sobre o bloqueio criativo.

    Seu blog é liiindo e eu já estou seguindo aqui e as redes sociais.
    beijão <3

    www.bybruni.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ju e normal passarmos por momentos difíceis em nossasua vidas, recentemente passei por um termino e algumas decepções e precisei tirar um tempo pra mim, mas ao mesmo tempo o blog me ajuda a me animar! Adorei as dicas e já seguia algumas delas, e sobre o seu novo layout adorei!! Por favor não mude esse kkk Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O blog tem um poder e tanto né?
      Infelizmente já mudei kkkkkkk Me defini agora, prometo >.<
      Beijo!

      Excluir
  4. Eu estava praticamente desistindo do blog, o abandonei por semanas e, sinceramente, foram semanasmuito tranquilas haha aí percebi que sentia falta de blogar, mas que estava com medo de me sentir exausta com o blog novamente, como se ele fosse uma tarefa que eu não posso falhar. Decidi mudar todo o meu estilo de posts, meu layout e, principalmente, a frequência de posts. Eu produzo bastante conteúdo tenho muitos posts arquivados, mas só libero um post por semana e só quando estou de bem comigo mesma, me sentindo feliz ou muito entusiasmada com o post que eu fiz. Não me preocupo mais com frequência e muito menos com dinheiro e isso mudou tudo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, romper com isso do blog acabar sendo uma tarefa é muito bom né? Quando a gente pára pra respirar um pouco tudo faz sentido. Vou repensar com carinho nesse quesito frequência e "obrigação" de postar, porque vai me ajudar muito também!
      Muito obrigada por comentar <3

      Excluir
  5. Parece que tudo o que eu precisava está nesse texto. A vida nos coloca um peso nas costas de sempre ter que escolher entre um ou outro, e sempre aquela indecisão. Ultimamente eu tenho pensado nisso. Não em desistir do blog, por que isso nunca vai acontecer por mais que eu pare de postar por tempos e tempos, mas em tentar ser mil e uma utilidades. E quando damos um chega nessa pressão que a vida nos coloca, percebemos que tudo o que precisamos é nos organizar e focar nos nossos objetivos, seja lá quantos forem. Amei muito o seu post, como sempre, Juh!

    Bjos, Marinspira <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ter um momento de pausa é super importante, o que devemos fazer é respeitar nosso tempo, nos organizar e fazer o máximo possível para que nossas metas se mantenham de pé.
      Fico muito feliz que tenha gostado do post.
      Beijos!

      Excluir
  6. Oi, Juh, tudo bem? ^^
    Primeiro de tudo, teu layout cor de pêssego tá muito lindo! Dá ate´uma sensação agradável sair selecionando o texto e ver a cor clarinha aparecendo, verdade! haha Segundo, embora não esteja em hiatus, esse texto chegou numa hora bem oportuna, pq andava meio cansada e achava que não estava trabalhando o suficiente no blog, e se tu soubesse a facilidade com que eu fico saturada e preciso de coisas novas pra fazer........ Quanto às pessoas ignorantes, vc não podia ter aconselhado melhor! Pra que dar ouvidos a quem na verdade nem sabe do que tá falando, né? Ah, e tua escrita tá muito melhor agora. Sim, não sei pq, esse post me pareceu diferente de todos os outros!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adorava essa seleção mais clara, infelizmente tive que trocar :/
      Acho que estamos no mesmo barco, me pego pensando no quanto eu sempre preciso me empolgar com coisas novas porque já me saturei das anteriores.
      Acho que minha escrita melhorou nesse post porque ele foi escrito de forma mais sincera como eu fazia nos posts do início do blog! Realmente são textos que fluem bem melhor :D
      Beijão <3

      Excluir
  7. Obrigada Juh! Esse post me ajudou de mais, fiquei muito feliz em saber que você fez esse post, muito obrigada mesmo viu! ❤❤

    ResponderExcluir
  8. Adorei as suas dicas! Ultimamente estou deixando o blog sem posts constantes pela falta de tempo e de criatividade!
    Beijos,
    www.hitsdomomento.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Clara, espero que possas voltar à ativa como gostaria!
      Beijos

      Excluir
  9. Menina que post hein. Super gostei!!! Obrigado por me mandar ele amei ler cada palavra, dicas maravilhosas. Bjos

    ResponderExcluir
  10. Ju, eu não me canso de admirar esse novo layout do blog! Já disse que ta lindo, mas preciso repetir ahah
    Agora, falando de posto maravilhoso, nem preciso dizer que amei né?
    Acho que todo mundo tem uma época em que desanima do blog, seja por falta de tempo ou cansaço, e é mais do que essencial tirar o tempo. Já passei por isso nesses 7 meses que tenho o blog e certamente vou passar de novo algum dia, e quando isso acontecer, vou ler esse post de novo!
    Já quanto a pessoas próximas a mim criticarem, nunca passei por isso (até agora). Minha família super me apoiou, meus namorados, meus amigos que vez ou outra comentam para dar um incentivo e isso faz toda a diferença. Claro que eu tenho um trabalho além do blog, e acho que o motivo principal de muitos pais não entenderem é porque alguns filhos já adultos poderiam ter uma renda fixa, mas estão investindo no blog, o qual não traz renda nenhuma. Claro que blog pode também se tornar um trabalho, pode gerar dinheiro, mas isso leva tempo e dedicação e sempre acho que seria uma boa ideia ter um trabalho que recompense além disso, enquanto o blog não engata. É o que estou tentando fazer com o meu, aos pouquinhos. A princípio meu blog é por hobby mesmo, mas espero que algum dia possa ser mais do que isso.

    Beijoos

    https://itiskimby.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe, obrigada Kimby <3 Eu acho que esse layout é o melhor de todos mesmo :D
      É como você disse, todos os blogueiros passam por essa fase de desânimo ou desapego um dia. Mas o que pouca gente sabe é lidar com isso, nem tudo está perdido!
      Fico feliz que sua família te apoia, eu sou meio neutra nesse ponto porque a minha não entende nada de blog daí eu nem conto pra ninguém rsrs
      O meu também é um hobby e ele sozinho não vai me sustentar, mas é um hobby como qualquer outro! Acho que as pessoas que não conseguem visualizar isso são pessoas com pouco contato com a internet mesmo :/
      Desejo muito sucesso com o seu blog que também é muito maravilhoso hehe ,3
      Um beijo

      Excluir