Diante da dor, confie


Eu sei que muitas pessoas podem estar sofrendo hoje, por inúmeros motivos. Sei que a vida é uma caixinha de surpresas, surpresas estas que podem ser dolorosas, decepcionantes e dilacerantes. Sei que gastamos muito tempo pensando em nosso âmbito pessoal e em obter cada vez mais coisas. Nada nos é suficiente, à medida que conquistamos mais, queremos sempre mais também, depositamos muito nossos objetivos em ter materiais e títulos, em ter nosso dinheiro, em ter um sapato novo, o que quer que seja.

Eu hoje te proponho a pensar diferente. Não é errado pensar nos seus objetivos, claro que não é. Mas hoje eu te proponho a descansar. A saber que tudo que lhe é necessário vai aparecer na sua vida, conforme sua necessidade. A confiar que tudo vai ficar bem, que ainda que algo aconteça diferente do planejado tudo vai se ajeitar, e que não precisamos pôr nossas energias naquilo que sabiamente teremos e não requer toda a nossa mentalidade. 

Classificamos tudo o que acontece na nossa vida como "bom" ou "ruim", mas eu vou te propor a pensar que tudo é pro seu bem. Tudo mesmo. Até o momento da morte, da angústia e do que você julga ser negativo pra você é necessário. Eu te proponho que diante do próximo momento de angústia você não vai se dedicar a passar dias chorando, mas vai pensar sabiamente no seu coração: "Eu vou passar por tudo isso, as coisas vão se estabilizar um dia".

Eu te proponho a não ficar preocupado com coisa alguma. Não se preocupe com as pessoas que te difamam, que te magoaram, que te viraram as costas, que te decepcionaram, que te julgaram, o que for. Elas terão o seu retorno, e você vai superar tudo isso. Feliz você, por estar sofrendo, pois terá suas forças renovadas e terá um sorriso bem mais alegre do que você já pensou que teria um dia.

Eu te proponho a não ficar preocupado com o que vai acontecer no dia de amanhã, com o que você vai comer, com o que você vai vestir. Você tem e terá tudo o que necessita. E você tem mesmo. Todos os seus planos e o que realmente vai se concretizar para você já está guardado e muito bem encaminhado, apenas confie. Você vai aprender a valorizar isso. E vai aprender a se preocupar com o que realmente importa.

Eu te proponho a não ficar triste por não ter tal objeto, por não ter vivido tal acontecimento, por não ter alcançado tal sonho. Eu te proponho a saber que tudo tem o seu tempo certo a acontecer e você não tem que, em hipótese alguma, alimentar no seu coração o desejo de inveja, de rancor, de ódio, e muito menos o de ambição e sofrer por não ter uma vida que você acha que seria a melhor pra você.

Eu te proponho a pensar diferente. Te proponho a reconhecer que você é digno e merecedor de tudo o que tem. Eu te proponho a olhar ao seu redor e te agradecer pelo gole de água que você pode tomar hoje, pelo fato de você poder caminhar, de poder se alimentar, de poder ter onde dormir. Eu te proponho a agradecer até pelo trabalho ou pela faculdade ou por qualquer coisa que você lutou pra conquistar e que hoje você abre a boca pra resmungar do quanto você não gosta disso ou daquilo.

O que eu te proponho é a agir diferente. Você não vai mais depositar os propósitos da sua vida em materiais. Você não vai mais por os seus objetivos primeiramente em você. Você não vai mais ser fraco. Você não vai mais dar ibope para as desavenças, difamações ou qualquer obra do mal que venham a fazer na tua vida. A partir de hoje, seu coração vai pensar primeiro no outro do que em você. Você vai se voltar ao teu próximo com todo o teu coração, sabendo que tem pessoas que precisam de você, da sua ajuda. E vai oferecer a elas o melhor que você pode, ainda que pareça mínimo, será o maior e mais significante gesto pra quem tanto necessita.

Você não vai mais buscar o valor da sua vida ou a sua felicidade em coisas terrenas ou banais. Mas no que realmente é sábio, edificante, e no que realmente te faz uma pessoa melhor.

O que eu te aconselho é: permaneça firme diante da situação ruim que você está passando. Descanse. Ainda que tudo pareça um fim e não saia como você planeja, descanse. Não se desespere, você será consolado. Não busque vingança, não busque revolta, não busque entender. Se acalme. Descanse, sabe por quê? Porque nessa vida estamos sujeitos a tudo isso e somos meros aprendizes. Mas tudo caminha para o nosso bem. Tudo mesmo. Portanto, ainda que esteja doendo, confie. É a sua vida, e ela é a melhor vida que você poderia ter.

comentário(s) pelo facebook:

4 comentários

  1. só consegui pensar em uma coisa enquanto lia teu texto: que tudo o que vivi, coisas boas e ruins foram necessárias pra me tornar a pessoa que sou hoje.
    tudo não aconteceu PRA isso, mas diante meu aprendizado e raciocínio sozinha dos acontecimentos, hoje sou melhor que ontem!

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas vezes a gente fica frágil diante de uma situação, querendo que as coisas tivesse sido diferentes... Só que se elas nunca tivessem acontecido, cometeríamos o mesmo erro de sempre! Não evoluiríamos nunca! Tudo tem seu lado bom, e eu acho uma ótima visão acreditar que tudo ocorre para o nosso bem!

      Muito obrigada pelo comentário <3
      Beijos

      Excluir
  2. juuuuh, AMEI esse texto! que coisa mais linda!! que escrita, que demais! gostei, principalmente, por propor descansar. Deixar acontecer, fluir. Nos preocupamos demais e assim, criamos ainda mais problemas, infelizmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Owwn, muito obrigada pelas palavras *___*
      "Descansar" é um exercício difícil, mas se soubermos ser pacientes, pensar antes de insultar, se vingar, se irar, se desesperar... Saberíamos contornar a situação de modo que não nos desgastássemos ou que sofressemos bem menos.

      Excluir