Conselhos que eu daria para o meu "eu" de 2016


O ano já está indo embora... E com ele resta o saldo de muito aprendizado, desafio, choro, lágrimas, promessas... Normal né? Eu não sei vocês mas eu sou uma pessoa que gosta muito de memorizar as situações vividas e de ficar pensando: Como seria se eu tivesse agido diferente? E se eu soubesse que isso iria acontecer, será que se eu tivesse falado isso, não dito aquilo, se eu tivesse dito não ao invés de sim, ter feito diferente, será que teria sido melhor?

Mas e se o "eu" deste fim de ano pudesse ter o privilégio de conversar com quem eu era no começo do ano? Ah... Eu sentaria numa mesa, de frente para o meu eu, olharia bem nos olhos e diria tudo isso:

Não confie tanto em quem você mal conhece

Eu sei que você quer viver, mas sabe as palavras bonitas que te disseram? São só palavras bonitas, não se empolgue tanto. Seja prudente, observe as atitudes de quem as fala!

Não ignore os maus sinais

Sabe aquelas fotos com outra garota em menos de 1 mês atrás que você viu? Sabe aquilo que ele te pediu e você não gostou? Sabe aquela mentira que ele te contou e você descobriu a verdade sem querer? Sabe o fato de ele nunca querer te adicionar nos ciclos de amizade dele? É claro que é furada! Para de ignorar isso e fuja logo!

Para de acreditar na expectativa que você cria e leve a sério o conselho das suas amigas

Eu sei que você acha que o conhece, eu sei que você quer acreditar na versão dele... Mas seja realista! Suas amigas já passaram por algo semelhante e os conselhos delas são válidos!

Não diga sim a algo que não é o melhor pra você

Olha só pra você... Desconfiada, insegura, sabe que não pode confiar, está com um pé atrás... Por que você insistiu nisso? Você sabe que o que você tanto esperou não vai fazer seu coração se sentir desse jeito.

Para de correr atrás de quem não vale à pena

Você já entendeu que ele não quis nada sério com você, ele te encantou e deu a entender no começo que seria um cara diferente e por isso você disse "sim" a ele, mas o babaca não conseguiu segurar a "enrolação". Aí você dica incomodada com ele elogiando as meninas que gosta e não a você e não para de comentar o quanto acha injusto tudo isso achando que ele vai mudar? Se ele valesse à pena você acha que ele faria isso com você?

Não insista em algo que deu errado e não se vingue

Eu sei que você quis ser fiel aos seus sentimentos, e como acabou gostando dele quis que as coisas fossem diferentes e quis resolvê-las... Mas você viu o quanto ele foi ruim com você! Olha só, ele disse "não prometo casar contigo, mas sair da sua vida nunca" e cadê ele agora? Opa... Sumiu! Por quê? Porque ele não se importa com você! Nem um pouco! Eu sei que você acha injusto ter confiado nele e ele ter feito descaso dos seus sentimentos. Eu sei que você achava que ele seria seu amigo e que você podia contar com ele pra tudo que precisasse. Mas ele não quis ser seu amigo, só te usar. :) Mas deixe que o tempo resolve, as pessoas colhem o que plantam, você não precisa se desgastar!

Não acredite quando distorcem as coisas pra te fazer sentir maluca

Sabe, babacas ao invés de serem honestos e admitir suas verdadeiras intenções preferem usar a outra pessoa como justificativa para suas atitudes e distorcer as coisas para que se sintam culpadas. Você sabe que você foi fiel aos seus sentimentos. Você sabe que você percebeu que as coisas não estavam coerentes com o cara legal que ele tinha demonstrado e quis comentar que não estava feliz. Você sabe que você quis resolver as coisas. Você sabe que você fez atitudes para tentar entrar em contato e resolver tudo. Você sabe que você quis contar tudo o que sentia, mesmo que isso levasse dezenas de áudios. Você sabe que você sofreu. Você sabe que quis botar toda sua dor pra fora. Você sabe que você não é maluca.

Não abra mão dos seus princípios

Eu sei que nem tudo é como a gente quer, mas por que se submeter a algo que você sabe que não é o melhor pra você? Por que abrir mão do seu jeito de se preservar de relacionamentos ruins? Você tem psicológico pra isso? Você vai se sentir bem quando as consequências aparecem? Não! E por que insiste em agir diferente do que você tanto acredita?

Prefira sua paz do que seu coração partido

Lembra por quanto tempo você se preservou e esteve bem? O fato de você não ter vivenciado outras relações não quer dizer que você não "viveu". Não ter vivido essas relações ruins e ter mantido seu coração e sua saúde em boas condições seria a melhor coisa possível.

Aprenda a dizer não

Não quer aceitar o pedido dele? Não se sente bem indo pra farras? Não gostou da forma como ele te trata? Não quer fazer algo que te pedem? Diga não. E ponto final. Bem melhor do que ficar se atormentando em como seria se não tivesse dito sim.

Não pense duas vezes em sair de um emprego que te faz mal

Não sente prazer nisso? Está de saco cheio disso tudo? Está doente? Quer ficar só por causa do dinheiro? Quer fazer outra coisa? Percebeu que sua saúde será bem melhor saindo do emprego e só aceitou ficar mais um pouco por causa do que outras pessoas te convenceram? Mas e a sua saúde e o seu bem estar como ficam? Você vai perceber que sair de algo que se tornou tóxico será libertador.

Se dedique ao que você sabe fazer bem

Esse ano foi um tempo muito bom para você voltar a blogar e mexer com webdesign. Olha só, já parou pra pensar em quantos dias você não pensou em nenhuma besteira sequer? E essa realização, e esse prazer, essa endorfina circulando nas veias, você precisava disso! Pense direitinho no que você que fazer da sua vida... Termine sua formação com gosto e saiba que há tempo pra tudo, apenas escolha o que você pode se dedicar e ter um retorno gratificante a partir disso!

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Quando vivemos o presente nossos atos são reflexo de nossos instintos e do que aprendemos até o momento... Quando somos ingênuos acreditamos em algo sem medo algum e às vezes somos imaturos. Porém, só depois de termos "quebrado a cara" passamos a ser mais cautelosos e nos privamos de certas situações ruins. Seria tolice não reconhecer tudo isso. Mas quem não gostaria simplesmente de já ter aprendido tudo isso e agido diferente?

Assim é a vida... Cheia de altos e baixos... e certamente o meu "eu" de 2017 vai prestar muito atenção a esses conselhos e não praticar os mesmos erros nunca mais. Só vai praticar erros novos! Porque essa é a direção imutável da vida: Viver, errar e aprender.

Leia também:

- Metas 2017 por Fofa Porém Birrenta
- Conselhos que eu daria para o meu "eu" de 2016 por Marinspira
- Sonhos realizados em 2016 por A menina de Teus olhos!
- Conselhos para o meu "eu" de 2016 por Lado Milla
- Metas para 2017 por Blog Ygor Lima

comentário(s) pelo facebook:

18 comentários

  1. Olá, Ju! Gostei muito do seu desabafo. Quem dera pudéssemos voltar atrás e fazer tudo diferente, não é? 2016 foi um ano de muitos aprendizados para mim também e hoje acredito que sou uma pessoa muito diferente de quem eu era no início do ano. O importante agora é não errarmos os mesmos erros, como você mesmo falou.

    Beijo,
    https://goo.gl/z0jtbf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... Depois de muita reflexão a gente consegue observar que já não somos mais a mesma pessoa! Querer voltar atrás e fazer tudo diferente é um sonho... Mas temos que nos contentar com os aprendizados!
      Sucesso pra nós <3
      Beijos!

      Excluir
  2. Amei me identifiquei com seu post <3
    e obrigado pela indicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada! Fico feliz que tenha gostado do post!
      Eu que agradeço por participar da Blogagem do United <3

      Excluir
  3. Se eu tivesse lido isso em 2015 pra 2016 eu teria um pesamento diferente e teria pensado mais em mim rs, é muito difícil você fazer uma retrospectiva do seu ano e dizer que ele foi ótimo e você realizou metade do que estava planejado. Eu quebrei muito a cara com meus sentimentos e amizades, demorou pra cair minha ficha e falar "Ei sua troxa olha pra você, pense em você" eu adorei o post isso não foi apenas um desabafo mas sim várias dicas para como fazer diferente nesse novo ano que vira.

    Adoro seu blog Ju!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito difícil mesmo, infelizmente as coisas negativas costumam marcar mais. Dá vontade de dar na cara da gente pensando em como a gente foi tão trouxa né? Mas na verdade, trouxas são as pessoas que brincam com nossos sentimentos. Pelo menos uma coisa boa elas trouxeram pra nós: aprendizado!

      Muito obrigada pelo elogio e carinho com o blog *__* Eu agradeço muito por isso <3
      Beijão!

      Excluir
  4. O meu 2016 foi tão caquinha... Que é dificil até pensar nele.
    Quero ir logo para 2017!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe, também tô doida pra que 2017 chegue logo! Pode vir com tudo!
      Beijos <3

      Excluir
  5. Oi, Ju!
    Menina, esses conselhos servem perfeitamente para mim!
    Adorei esse post, acho que vou fazer um parecido no meu blog!

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Nathalia! É muito bom prestar atenção nos conselhos, já deixei de escutar vários e acabei me prejudicando. Falta de aviso não foi :/
      Se você escrever o post com essa temática você vai sentir uma boa sensação, mesmo que traga à tona situações ruins que nos aconteceram, é muito bom poder botar tudo para fora :)
      Beijos!

      Excluir
  6. Quem me dera ao meno uma vez.... mas como não é possivel, uma pena!
    Beijos 😘 🎄 Lembrando que Tem post novo no ar! 🎄
    Blog A primeira Casa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente né? O bom é que podemos mudar nosso futuro :)
      Beijos!

      Excluir
  7. Adorei seus conselhos para si mesma, é nesses momentos que vemos o quanto evoluímos ao decorrer do tempo!
    Beijos <3

    <A href="http://www.oceanosdeideias.blogspot.com.br" title="Blog Oceanos de Ideias>BLOG OCEANOS DE IDEIAS/A>

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso! Saber que evoluímos é gratificante, pois não permanecemos inertes com os mesmos pensamentos e atitudes que nos fizeram mal. Bola pra frente sempre!
      Beijos <3

      Excluir
  8. Oi Juh... Vou te contar... a gente faz cada coisa e depois de um tempo, qd olha pra trás, pensa que podia ter sido diferente... eu tb teria n conselhos para dar para meu "eu" de 2016 e de alguns anos anteriores tb... principalmente no quesito aprender a dizer não e não criar expectativas... meus maiores problemas e que estou tentando consertar.
    Que 2017 seja bem melhor pra todas nós! =)
    Bjks!

    www.mundinhodahanna.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lidar com isso pode parecer difícil, mas é a vida né? Erramos e aprendemos.
      Super desejo que nesse 2017 possamos de fato ser pessoas melhores, e que para isso consigamos lidar com os erros do passado e criar um novo futuro!
      Um beijo!

      Excluir
  9. Me identifiquei muito com "Aprender dizer não" preciso treinar bastante e por em prática. Amei seu post pois é muito difícil nos autoavaliar e reconhecer nossos erros. E você fez isso de uma forma simples e sincera, por isso arrasou mtt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito difícil né? Por isso escrever tudo isso foi maravilhoso de certa forma. Muito obrigada pelo carinho <3

      Excluir