Como denunciar um blog por plágio ao Google


Recentemente o tutorial Como remover o "Continue Lendo" de temas do ThemeXpose foi plagiado totalmente por outro blog e eu só fui perceber e tomar as providências hoje. O post do plágio foi removido pela "blogueira" depois da descoberta e, como tudo traz um aprendizado, aprendi a como denunciar plágios para o Blogger/Google.

Quando textos inteiros são copiados o Google dá destaque para o link que possui mais engajamento nos últimos dias e meu tutorial em questão, um dos poucos na internet sobre isso, perdeu a primeira posição nas pesquisas. 

Existe uma ferramenta do Google onde denúncias de plágio podem ser feitas para que as URL's com o conteúdo reproduzido sem autorização sejam excluídas das pesquisas. 

Se os blogs denunciados forem de proprietários de Contas do Google, o próprio Google desativa as contas e tais blogs saem do ar.

Esta ferramenta é a de Remoção por violação de direitos autorais. Se você quer entender um pouco sobre plágio e inspiração, como diferenciar um do outro, como dar os créditos e descobrir se copiaram o seu blog leia este post. Se quer aprender, enfim, como fazer denúncias de plágio ao Google, continue lendo:

1. Acesse este link.

Importante: Este é um link oficial, judicialmente falando. É interessante que as denúncias sejam feitas pelos detentores dos direitos autorais do conteúdo plagiado, ou seja, não faça a denúncia por outra pessoa se você não pode responder essas ações legalmente por ela.

2. Preencha as informações de contato:


- Escreva seu Nome e Sobrenome, mais adiante você vai ter que assinar o formulário usando eles;

- Em Nome da empresa escreva o nome do seu blog;

- Confirme que você é o detentor dos direitos autorais e marque a opção Confirmo que sou detentor dos direitos autorais do conteúdo em questão e não estou enviando este aviso em nome de outras pessoas;

- Informe seu endereço de e-mail e o país de onde você faz a denúncia.

3. Dando detalhes do conteúdo plagiado:


- Em Identifique e descreva o trabalho protegido por direitos autorais preencha com um breve texto informando quais conteúdos do seu blog foram plagiados e dê detalhes sobre as URL's envolvidas. Exemplo:

"As imagens sobre hidratações caseiras e o texto referente a elas que podem ser visualizados na URL abaixo estão sendo violados pelo conteúdo publicado neste blog, que inicia-se com: 'As hidratações caseiras são uma ótima alternativa para quem não pode gastar muito indo à salões de beleza e precisam manter os cuidados com os cabelos'."

"Na URL abaixo pode-se observar que foi reproduzido sem autorização textos e imagens do meu trabalho...".

"A URL do blog em questão reproduziu um texto que eu criei e removeu meus créditos...".

- Em Onde podemos ver um exemplo autorizado do trabalho? cole a URL do link do seu post que foi plagiado.

- Em Local do material infrator cole a URL do link do plágio.

Formatos de URL aceitos:

URL de postagem do Blogger: 
http://example.blogspot.com/2015/11/title.html

URL de página do Blogger: 
http://example.blogspot.com/p/title.html

URL de blog do Blogger: 
http://example.blogspot.com/

URL de comentário do Blogger: 
http://example.blogspot.com/2015/11/title.html?showComment=123#c456

URL de perfil do Blogger: 
https://www.blogger.com/profile/1234567890

URL de vídeo do Blogger: 
http://redirector.googlevideo.com/videoplayback?id=a1b2c3&source=blogger&app=blogger

Formatos de URL não aceitos:

URL de imagem do Blogger: 
http://1.bp.blogspot.com/A1b2/C3d4/E5f6/G7h8/s123/image.jpg

URL de pesquisa do Blogger: 
http://example.blogspot.com/search?q=cute+puppies

URL de arquivo do Blogger: 
http://example.blogspot.com/2014_06_01_archive.htm

4. Declarações juramentadas.

Você precisa confirmar que está enviando informações verídicas de que seus direitos autorais foram violados e que está ciente de que uma cópia da denúncia envolvendo seu nome e o blog da pessoa que fez plágio está sendo automaticamente encaminhada para o projeto Lumen, que remove conteúdos online reproduzidos ilegalmente. 

Clique em Selecione para confirmar nas três caixinhas que aparecem depois de cada declaração juramentada (afirmações como: "Estou ciente de que... etc).

5. Assinando a denúncia:


- Coloque a data do dia em que você está fazendo a denúncia no formato americano, ou seja: MÊS/DIA/ANO. Exemplo: Hoje é dia 08/12/2016, você escreve 12/08/2016.

- Coloque a assinatura do mesmo modo em que você escreveu seu Nome e Sobrenome. Exemplo: Nome: Bruna; Sobrenome: Almeida; Assinatura: Bruna Almeida.

- Por fim, marque a opção "Não sou um robô" e após a confirmação, clique em Enviar.

O Google entrará em contato com você caso sua denúncia precise de informações adicionais, do contrário, as providências serão tomadas normalmente. Para acompanhar o andamento das suas denúncias visite o Painel de Remoção: Blogger.  A imagem abaixo é o meu Painel exibindo as informações sobre a remoção da URL do blog que eu denunciei por plágio:


Depois da minha denúncia, meu tutorial voltou a ser o primeiro na pesquisa do Google sobre o tutorial e a URL do blog plagiador desapareceu:


Digitem como remover o continue lendo de temas do themexpose no Google e vocês verão um aviso de que o Google analisou a denúncia e removeu o link do blog que me plagiou da sua pesquisa:


O pedido da minha denúncia com a URL e nome do blog plagiador vocês podem ver aqui (a bendita "blogueira" estragou tanto meu dia que eu nem consegui escrever direito). No fim, a justiça é feita e no caso do Google em menos de 24 horas já estava tudo ok! Então é isso, se você quer denunciar um plágio que fizeram do seu blog e não sabia como, saiba que o Google pode te ajudar! Plágio é crime! 👍

comentário(s) pelo facebook:

28 comentários

  1. Gata... Mas, gata...
    Hoje eu aprendi com você, o que é plágio e inspiração, a correr atrás do que é certo, como correr atrás e como tirar uma "boa experiencia" de coisas desagradáveis.
    Becha você é distruidora de lares! Todos os forninhos do mundo caíram com você.

    Beijo!!!

    www.nannamais.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que posso tirar print do seu comentário pra guardar como boas recordações? hehe *________*
      Infelizmente estamos sujeitos a passar por várias situações desagradáveis, mas o que vale é a forma como reagimos a elas e o que aprendemos com ela, tudo nos traz um aprendizado.
      Fico muito grata pelos elogios <3 E por de certa forma ter ajudado!
      Muito obrigada por comentar <3

      Excluir
  2. Poxa Juh, sinto muito que isso tenha acontecido com você! Realmente é uma situação desagradável e que se não fosse por você eu nunca saberia ao certo, ou pelo menos demoraria muito para aprender, a resolver de fato.

    O plágio era o meu maior medo. Toda vez que eu planejava uma postagem, ou então publicava uma música, poesia autoral, me vinha esse pensamento "e se alguém copiar?", "e se alguém se apropriar disso e ganhar notoriedade?". Infelizmente a internet está cheia de pessoas mal intencionadas que querem crescer sem esforço e isso dói.

    É uma postagem de grande utilidade! Obrigada mesmo Juh, eu amei, foi bem colocada e fico feliz que tenha resolvido essa triste ocorrência e que nunca mais volte a acontecer!

    Beijos, mais uma vez digo que estou apaixonada pelo seu novo layout!
    Continue arrasando!

    Blog Senhorita Deise

    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente é um medo, e é muito chato que pessoas do bem tenham medo de produzir seus conteúdos originais por conta de pessoas mal intencionadas. Comprometem muito nosso trabalho!
      Muito obrigada por todos os elogios e fico muito grata pela compreensão <3
      Vou tentar continuar arrasando hehe :D
      Beijos <3

      Excluir
  3. Eu já tive um layout plagiado logo quando comecei a blogar, na época fiquei possessa, mas não sabia como proceder.
    Essa é uma ótima dica para nós blogueiras que passamos bastante tempo produzindo conteúdo e é arriscado que alguém copie, como copiou o seu.
    E eu nunca tinha conseguido retirar o continue lendo. Que post amor <3.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As pessoas plagiam muuuitas coisas, eu já vi até plágios de comentários!
      Espero que ajude, porque nem eu mesma sabia como proceder! Precisamos ter tudo isso em mãos.
      Que bom que o tutorial possa te ajudar! Um beijo <3

      Excluir
  4. Super útil! Quando vi seu caso hoje, fui procurar sobre formas de denunciar. Quando comecei o blog, uma moça copiou vários textos meus e colocou no blog dela... Felizmente ela me seguia e eu vi kk Mas na época bastou uma conversa e ela colocou os créditos. Plágio é crime!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe, o ideal é conversar, reconhecer o erro, se arrepender, não fazer de novo... Mas quando as pessoas são mal caráter e fazem tudo na cara de pau é muito chato :(
      Também procurei por formas de denúncias, precisamos estar bem informadas!
      Que bom que deu tudo certo pra você, as pessoas devem estar cientes de que é um crime de fato e que podem responder por isso.
      Beijos <3

      Excluir
  5. Que babado hein?! Sabe que fui no blog da moça e o teu não foi o único. Tu vê como a pessoa não pensa mesmo: se ela achou legal teu conteúdo, por que não faz um post falando sobre o assunto e rebloga/linka pro teu blog? Ela Não deixa de ter conteúdo bom é frequente e ainda ajuda alguem.

    Boa sorte no siso, eu sei que é idiota eu falar, por que passei por isso, o nervosismo. Saí da cirurgia tremendo! Mas quanto menos nervosa tu ficar melhor!! Por ficar muito tensa, senti dores de cabeça e fraqueza.
    Mas vai ser tranquilo, tu vai ver!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não mesmo, acho que tudo lá é cópia, sinceramente. E pensar que nesse tutorial eu linquei o blog da menina que eu aprendi o tutorial e essa menina do plágio nem alterou essa parte, rsrsrsrsrs. Chegou a ser cômico.

      Não pude fazer a cirurgia hoje, mas eu estava fraca, com dor de cabeça e nervosa! Acabei preparando meu corpo pra um estado doentio antes mesmo de tirar os sisos... Obrigada pelas dicas! Se estressar antes não vale a pena hehe
      Beijos <3

      Excluir
  6. Nossa ainda bem que você viu e na hora já procurou saber como denunciar, é muito trabalhoso a pessoa manter um blog atualizado, ter inspiração e tals pra pessoa copiar assim, otimo post Ju

    Beeijos
    relendomentes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito mesmo, e vê pessoas destruindo isso é muita dor de cabeça :(
      Mas o importante é passar por tudo isso de cabeça erguida e tomando as providências!
      Muito obrigada pelo comentário <3
      Beijos

      Excluir
  7. Bom dia Ju, que pena hein, tenho medo de estar em qualquer um desses lados, todo cuidado é pouco!
    Beijos e Obrigado pela visita!!! 🎄 Feliz Natal! 🎄
    Blog A primeira Casa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, tudo tem seu lado ruim, até porque a pessoa que sofre plágio perde tempo, tem dor de cabeça, se estressa, desanima, perde ranking no Google e muita coisa chata por conta de tudo isso :( Mas certamente a pessoa que faz plágio é a errada.
      Beijos!

      Excluir
  8. O que eu mais gostei nessa dica é que você expõe que essa denúncia não é algo que se faz por brincadeira, e sim quando realmente você foi "ferido" na situação. Acho importante falar isso porque a galera trata internet como terra de ninguém, né, acha que pode pegar imagem dos outros e sair usando sem crédito, textos idem, muita cara de pau!
    Que bom que você conseguiu também resolver sua situação, sacanagem DEMAIS o que fizeram com você!

    http://sweetluly.expressorosa.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é muito importante! É um documento oficial, que dependo da gravidade pode ser levado à justiça ainda mais séria do que a remoção do link do plágio no Google. Acho que o plagiador de certa forma comete seus erros com a consciência tranquilo, achando que não vai dar em nada!
      E pensar que pessoas são vítimas disso todos os dias :'(
      Muito obrigada pela compreensão <3
      Beijos!

      Excluir
  9. Meninaaa, acabei de fazer uma denúncia usando seu post. <3 obrigada

    ResponderExcluir
  10. Para nós blogueiras é muito triste saber que temos que passar por isso né. Plágio é uma coisa tão feia, só prova que a pessoa não tem criatividade. Ótimo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prova exatamente isso. Difícil é entender por que alguém assim cria um blog.
      Muito obrigada pelo elogio ao post <3

      Excluir
  11. primeiro de tudo eu te amo kkk Muito obrigada por esse post, faz um tempão que e queria saber como tirar esse 'continue lendo'. E sinto muito por esse incidente, mas você foi ótima, e é muito bom saber como denunciar pessoas más intencionadas assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha, obrigada <3 Que bom que ajudou!
      Fico feliz em ajudar <3

      Excluir
  12. Nossa Ju! Que chato o que aconteceu com você.
    Que bom que você denunciou e ela já retirou tb. Foi ótimo e esclarecedor esse post. Nós que temos blog precisamos sim denunciar essas coisas.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito chato, mas já está resolvido, pelo menos ela removeu antes do Google excluir a conta dela, só não sei se aprendeu a lição de fato. E temos que denunciar mesmo!
      Um beijo <3

      Excluir
  13. Informações super úteis! Felizmente isso nunca aconteceu comigo, porém é uma situação super chata e triste de ter que lidar. Não consigo entender quem faz isso, sinceramente... Enfim, ótimo post!

    sorria sempre :)
    www.malusilva.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que as pessoas que fazem isso querem tudo muito fácil e não entendem a verdadeira mensagem do que é ser blogueiro. Mas enfim, o importante é como lidamos com isso!
      Muito obrigada por tudo <3
      Beijos

      Excluir
  14. Olá, Juliana!
    Seu post ficou bastante esclarecedor. É muito chato ver que ainda existem pessoas plagiado conteúdo... :( Ainda bem que a menina que te copiou apagou o post.
    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito chato mesmo.
      De certa forma foi até bom, pelo menos eu pude fazer esse post e alertar outras pessoas. :D
      Beijos!

      Excluir