SOCIAL MEDIA

21/10/2016

Webdesign: Livros e sites para estudar

Hoje a resenha literária será diferente e específica para o segmento Webdesign, que envolve a criação de estilos e desenvolvimento de páginas de Web. Muitos blogueiros se interessam pela personalização dos seus blogs, afinal, a identidade visual é muito importante. Foi através dos meus primeiros blogs que me interessei a ser webdesigner, e depois de trabalhar como Freelancer desde os 14 anos, pude iniciar neste ano meu curso profissionalizante de Webdesigner e Designer Gráfico, como falei no post anterior.

Os livros resenhados neste post serão os dois que eu estou lendo desde o começo do ano. Eu os adquiri por empréstimo na minha universidade, a Universidade Federal Rural de Pernambuco, mas vocês podem pesquisar por eles em bibliotecas ou livrarias. Vamos lá!

O primeiro livro que eu trago é o Criando páginas Web com CSS:


O autor principal deste livro é o designer inglês Andy Budd, ele também tem um blog, acesse aqui. Como o título da obra já diz, o foco é explicar a linguagem CSS, que define a aparência dos sites virtuais. Tanto pessoas que já são acostumadas a mexer com CSS ou HTML ou que estão começando agora a se interessar pela área podem realizar a leitura sem muita dificuldade visto que a linguagem é simples e objetiva.


Sabe quando você pesquisa tutoriais na internet sobre personalizar o layout, modificar links, estilo do menu, entre outros, e você encontra um passo a passo com os códigos que você precisa usar e para quê cada um deles serve? Neste livro você encontra tudo bem explicadinho!



Este é livro que eu mais recomendo: são 260 páginas com 9 capítulos e uma diagramação ótima, onde imagens, esquemas, códigos, quadros e tabelas estão bem dispostos para exemplificar cada assunto. Por ser tão bem escrito e objetivo já o li enquanto esperava minha vez no dentista ou estava na fila do Restaurante Universitário sem comprometimento de aprendizagem nenhum.


Você aprende muita coisa útil que você pode aplicar no seu blog como alinhamento de imagens, personalização de links, opacidade e sombra de imagens, estilo de backgrounds, estilo de menus, funcionamento de divisórias e muitos outros.
Você sabia?

O segundo livro é o Aprenda em 1 semana Dynamic HTML:


Seus autores são o pesquisador do Laboratório de Tecnologia de Interfaces Humanas de Washington, Bruce Campbell, e o jornalista e escritor autônomo Rick Darnell. Uma coisa que me chamou atenção neste livro logo no início da leitura foi o seguinte parágrafos dos Agradecimentos:

"(...) Embora tudo isso seja muito excitante, é preciso reservar alguns momentos para espairecer. A Internet é apenas uma tecnologia. A vida acontece fora do computador, e não dentro dele. Não se esqueça de tomar um pouco de ar, passear ou simplesmente ficar sentado olhando o sol se mover no céu durante alguns minutos".

Eu fiquei deslumbrada quando eu li esta parte, pois nunca vi autores de livros científicos literalmente conversarem com o estudante e se mostrarem preocupados com algo do cotidiano e que é muito importante. Eu gosto muito de trabalhar com webdesign, e quando estou fazendo um novo projeto eu me dedico muito, de tão empolgada que fico não consigo sair do computador sem antes finalizar o que tenho que fazer. 

Quando mais nova, não tinha amigos pra sair e passava as tardes editando páginas da Web sem parar, o que me fez no ano seguinte não aguentar mais olhar pra tela de um PC. Sei que muitos webdesigners lidam com isso, e não tem como não se preocupar com a essência da mensagem acima. Hoje procuro não ser sedentária e dormir cedo, já para não sofrer consequências com a minha saúde no futuro.

Bom, o livro é muito mais complexo do que o primeiro que eu trouxe aqui, são 513 páginas com 7 capítulos. A ideia é que você leia cada capítulo em 1 dia, assim, aprendendo HTML em uma semana. Confesso que o livro é grande e ainda não concluí, muito informação pra 1 semana só, hehe.


A linguagem é muito técnica, por isso talvez este livro seja mais interessante para quem quer mesmo se aprofundar na área. Ou autores discorrem muito sobre as linguagens de desenvolvimento de páginas da Web, sobre JavaScript, HTML, Dynamic HTML, Plugins, Scripts e outros conteúdos que são bem mais avançados.






Ainda assim, os autores tentam se aproximar do leitor, a exemplo que no final dos capítulos há sempre um resumo ou um fechamento das ideias estudadas e do próximo conteúdo.


Mas uma coisa bem legal neste livro é que ele possui 4 apêndices, que são praticamente um glossário para quem quer compreender HTML, JavaScript, CSS e VBScript. Quer entender melhor o uso das tags <div>, <html>, <iframe>, <head>, <body>, e muitas outras que você encontra no código do seu blog? Nesses apêndices você pode fazer várias consultas que vão facilitar a sua vida!


Cursos on-line de Webdesign

Eu aprendi muita coisa na prática, por livros de estudo como os que eu trouxe neste post e pelo meu curso presencial. Como sei que muitas pessoas buscam por oportunidades de aprender pela internet, pesquisei por estes três cursos on-line:

01. Curso Webdesign | Curso básico de introdução ao CSS.


02. MX Cursos Online | Possui vários cursos, incluindo criação de Templates Responsivos, JavaScript, edição no Photoshop e outros.


03. Princípios do Webdesign | Tem um conteúdo bem legal, falando sobre layout, cores e uso de fontes.


Eu só tô esperando finalizar a leitura do segundo livro para procurar por outros referentes ao Adobe Dreamweaver e noções de programação, próximos módulos do meu curso de Webdesign. O que eu recomendo a não só para quem quer se profissionalizar na área mas aprender o conhecimento básico para desenvolver seu próprio conteúdo é praticar bastante. Quando você começa a editar por conta própria, os códigos começam a fazer sentido e quando você menos se dá conta você está quase um autodidata! 

Não cheguei a fazer cursos on-line como o que eu pesquisei acima, mas muita coisa que eu  aprendi também foi através de outros blogs e sites, como os que eu mencionei neste post. Se você já fez algum curso de Webdesign, CSS, etc. não deixe de opinar com um comentário sobre sua experiência, vai ajudar muito quem está à procura de bons sites na internet para estudar! :D

Abraços <3

comentário(s) pelo facebook:

4 comentários :

  1. Lembro que quando migrei meu blog pro Wordpress livrou bons fizeram TODA diferença pra mim... Tanto sobre PHP quanto CSS, acho que nada teria saído do lugar sem eles, mesmo que eu usasse temas base.
    Fiquei encantada pelo primeiro livro que você indicou, deu vontade de ter ele!

    http://sweetluly.expressorosa.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ter temas bases ajuda muito, mas se você quiser mudar algo, por mais mínimo que seja, o mínimo de conhecimento faz você engatinhar e conseguir o que precisa. Geralmente os livros são mais ricos do que os materiais que a gente encontra na internet, por isso são recomendados, e praticando fica melhor ainda para aprender!
      Sabe que depois que eu li o texto fiquei imaginando a mesma coisa? Se eu tivesse visto ele resenhado em outro blog eu não pensaria duas vezes que eu tenho que comprar esse livro!

      Um beijo <3

      Excluir
  2. Adoro mexer com html, gosto muito de coisas relacionadas a layout pretendo fazer um curso mas acho que não trabalharia com isso, adorei o primeiro livro, parece ser mais simples de entender; tudo que aprendi de básico de html foi pela internet, tem um curso otimo no youtuber sobre! vale a pena.. beijos ♥ PS: eu usava os layouts da evenly, ela deveria fazer de novo uns hehe www.lamoonier.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é mais simples mesmo, e para quem não quer se aprofundar tanto, mas aprender o suficiente para se virar é excelente!

      Qual o curso que você viu no Youtube? Vou pesquisar... Deve ter muita coisa legal lá também :D

      Sério, eu AMAVA os layouts da Evelyn, vez ou outra eu fico caçando no Google, rsrs. Gostaria muito que o site ainda estivesse no ar, ela era muito dedicada nele e os trabalhos eram shows!

      Obrigada por comentar *_____*
      Beijos!

      Excluir