Só o tempo dirá


Quantas vezes já ouvimos falar que o tempo é o melhor remédio. Que o tempo cura tudo. Que há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Que para tudo há um tempo certo. Que não podemos fazer tal coisa no tempo errado. Que devemos respeitar o tempo. Que devemos esperar o tempo certo para que algumas coisas aconteçam. Que não temos tempo pra alguma coisa... Realmente, tempo é tudo.

E uma das coisas em relação ao tempo que eu gosto é que se foi bom ou se foi mau, só o tempo dirá. Mas por que eu falo isso? Porque costumamos classificar as coisas no nosso presente e afirmar que: 

"Isso aconteceu para o meu bem, estou vivendo meu sonho". 

"Conhecer você foi a melhor coisa que me aconteceu, não vou me decepcionar".

"Ganhar esse emprego foi muito bom pra mim, impossível não ser feliz"

"Acabar meu casamento foi a pior coisa que me aconteceu, vou ser infeliz pra sempre".

Costumamos classificar as situações conforme a aparência que elas tem no momento atual. Aparência esta, que pode ser uma primeira impressão. Naquele momento, observamos e captamos uma mensagem da forma que ela aparenta ser ou em alguns casos, a idealizamos e acreditamos numa ilusão. Mas, com o passar do tempo, as aparências vão passando, as verdades vão se revelando, as dificuldades também, e o que não podia mais estar sólido perde seu alicerce.

Isso acontece quando iniciamos uma relação que não era para o nosso bem, mas acreditamos que era porque aquela pessoa parecia realmente se importar conosco por ter nos dito x palavras que eram tudo o que precisávamos ouvir naquele momento e achamos que essa pessoa era diferente das demais que passaram na nossa vida. Mas com o passar dos dias, essa pessoa vai mostrando sua verdadeira face, vai fazendo você ficar angustiada por não ser tratada da maneira que você achava que seria e te diz as piores palavras, palavras totalmente contrárias das que fizeram você se encantar por ela, inclusive que tem o poder de te fazer sentir uma pessoa com problemas, quando você não é.

Você achava que naquele tempo você conheceu uma pessoa diferente, uma pessoa que se importa com você. Mas o tempo é sábio. Ele passa e te revela que aquilo não era o melhor pra você, pelo contrário, te fez muito mau. O tempo mostra que você deveria ter sido cauteloso e não classificar de imediato algo como "bom", mas ser prudente o suficiente para analisar as coisas e não colocar em seu coração que algo é para o seu bem e se entregar sem antes ter a total confirmação de que aquilo é o melhor para você e de que não te dará arrependimentos no futuro.

Da mesma forma acontece quando comemoramos qualquer conquista achando que aquilo era o melhor pra nós, mas quando lidamos com aquilo por muito tempo, vamos percebendo que não era bem assim. Pelo contrário, era frustante e roubava nosso bem estar cada vez mais, nos fazendo passar por situações negativas que não esperávamos passar.

Hoje podemos estar sofrendo por algo, achando que a situação atual é totalmente negativa pra nossa vida, que não temos jeito, acreditamos que é tempo de sofrer, acreditamos que é nosso fim e ponto final. Ficamos nos perguntando o porquê de estarmos vivendo isso. Mas o tempo, que é sábio, mostra que todo o "mau" que vivemos foi para o nosso bem. Que toda aquela situação ruim que passamos foi livramento. Que o fato de algumas coisas derem errado aconteceu para que no futuro tudo desse certo

Às vezes sair de um emprego é tudo o que você precisa para estar ocupando o cargo que fará de você um profissional realizado. Às vezes você perde a chance de cursar uma faculdade para estudar em uma melhor ainda. Às vezes você não consegue realizar uma tal viagem e você se lamenta por não ter viajado, mas mal sabia você que o fato de você não ir foi o que garantiu a sua vida hoje, porque você teria sofrido um grave acidente. Às vezes você termina um relacionamento hoje para conhecer uma pessoa especial amanhã, que te fará feliz da forma como você merece.

Você acredita que o futuro te guarda coisas especiais e que há um tempo certo para tudo acontecer?

Então, simplesmente confie!

Espere!

Seja grato pelo que mal que vive hoje, porque ele te fará uma pessoa melhor amanhã!

Seja grato por tudo de ruim que lhe aconteceu, porque quando pessoas ou coisas erradas saem da sua vida, coisas certas acontecem!

Está feliz hoje? Aproveite esse tempo e seja grato sempre!

Não seja imprudente.

Não abra mãos dos seus princípios!

E principalmente, não abra mão do que você sabe que precisa esperar, para conseguir o que você quer no momento, sabendo que fazendo isso você não está respeitando o tempo certo para as coisas acontecerem. A coisa certa no tempo errado se torna errada! Você pensa que desse jeito vai te fazer bem, e você pode até enganar a si mesmo, mas o tempo passa e você colhe as consequências e então você se conscientiza de que ter se precipitado foi a pior coisa que você poderia ter feito.

Está sofrendo? Saiba que tudo traz um aprendizado. Todas as coisas podem cooperar para o seu bem se você souber lidar com as situações. Não julgue tudo que acontece na sua vida como "bom" ou "ruim" pelo o que você está vivenciando hoje. Hoje à noite você pode chorar muito, mas na próxima manhã a alegria pode vir. Hoje você pode estar feliz com alguma coisa, mas amanhã esta mesma coisa pode ser o motivo para rancores no seu coração. Guarde isso pra sempre: Se foi bom ou se foi mau, só o tempo dirá.

comentário(s) pelo facebook:

24 comentários

  1. Agradecer agora e sempre e meio caminho anado para sermos felizes e tudo dar certo :)
    Texto muito bom, da que pensar :)
    Bjsss
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderExcluir
  2. Estranho pensar que sempre dependemos de algo que simplesmente não vemos, quero dizer sabemos que o tempo existe e que ele corre lado a lado e as vezes até a frente de nós. Agradecer é importante sempre mas creio que aceitar e perceber as derrotas, os fracassos são o que nos deixa mais forte e humildes. Amei o texto moça. Beijos

    www.floreioss.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom pensamento! Agradecer sempre é fundamental, se quisermos evoluir como pessoa precisamos dar esse passo. Obrigada pelo carinho.
      Beijos

      Excluir
  3. Que texto lindo.
    Acho muito legal essa iniciativa de não somente escrever o post, mas tocar as pessoas com as palavras!
    Seu blog está lindo ;)

    https://novidadesestardoll.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha proporcionado isso. Acredito que todo escritor tem essa meta.
      Um beijão e obrigada pelo elogio!

      Excluir
  4. Realmente o tempo é tudo. Nos últimos meses aprendi bem isso, tive grandes perdas, demissão, dificuldades, até problemas psicológicos, achei que não ia conseguir, mas me dei um tempo, dei um tempo do mundo, e consegui enxergar além, me recuperar e entender que se o tempo quis assim, é porque deveria ser assim.
    Amei o texto, tão simples e tão real!

    Beijos,
    http://thinkvm.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber de sua recuperação! Todos nós temos nossas próprias batalhas e é interessante crer que elas são necessárias e que tem muito a nos acrescentar. Fico feliz que tenha conseguido enxergar além dos obstáculos.
      Obrigada pelo elogio e fico muito grata em ter ajudado!

      Beijooosss

      Excluir
  5. Que texto incrível Ju! Pior que é bem assim, costumamos ver apenas o efeito das coisas na hora, mas não como isso vai ficar depois. Como algo que parecia horrível naquele momento foi algo que nos fez amadurecer, crescer, ou até ficou ruim para depois melhorar. Lembro que quando era criança chorava muito porque não me encaixava na escola e me magoava com ofensas, mas agora vejo o quanto aquilo me ajudou a ser forte, a saber revidar. Que as noites que virei estudando na escola e ter aulas das 7:30 às 17:30 todos os dias me preparam para a faculdade e para o mercado de trabalho. Que o estresse no trabalho me ensinou a lidar melhor com as pessoas e que nem sempre ficar quieta e deixar passar resolve. Que é preciso saber se impor também. Que as brigas mostram que algumas pessoas são melhor deixar para lá, enquanto elas ficam centradas em estragar a vida dos outros eu consigo tocar a minha para frente, sem desejar o mal para ninguém e tendo as minhas próprias conquistas, enquanto aqueles que não mudam nunca ficam sempre na mesma. Às vezes o fim de um namoro é a porta para se amar mais, encontrar alguém melhor. O fim de uma amizade te ajuda a dar mais valor a quem está do seu lado sempre. Do mesmo jeito que sair de um emprego te impulsiona a ir atrás de outro que você possa crescer. Às vezes as coisas ficam ruim antes de melhorar. E isso leva tempo e paciência. Beijãao


    itiskimby.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso!!! E pensar que cada passo da nossa vida passa por essas etapas e que tudo, exatamente TUDO, foi essencial pra sermos quem somos hoje e termos as coisas que conquistamos. Também costumava me martirizar por conviver com certas pessoas que me botavam pra baixo na escola e me relacionar com caras que não valeram à pena, mas tudo foi necessário pra que eu aprendesse a ser uma pessoa mais realista e imponente nos meus relacionamentos. Caso contrário, eu permaneceria boba, ingênua e frágil. Essa é a essência da vida e o tempo tem muito a nos ensinar.
      Um beijão!

      Excluir
  6. Ser grato é o maior segredo pra tudo nessa vida. to adorando ver blogs com conteúdo assim, mais "pessoal", é um delícia de ler. <3

    beijo e sucesso Juh :*
    www.garimpomag.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma delícia mesmo e compartilho da mesma opinião! Sempre fico encantada e feliz em me deparar com blogs assim. Obrigada pelos elogios *__*

      Excluir
  7. Simplesmente amei seu texto! <3

    Acho que quando a gente entende que só o tempo dirá, as coisas se tornam mais fáceis. Algo que nos angustia pode se tornar simples, desde que percebamos que o tempo vai dizer as respostas na hora certa.

    O que você disse sobre entender que algo foi ruim no momento, mas se torna bom depois, é essencial. Quando comecei a pensar assim as coisas melhoraram muito na minha vida, mesmo.

    Acho que o tempo é algo intrigante, mas fantástico, pois muda tudo nas nossas vidas.
    Enfim, você escreve maravilhosamente, parabéns! *--*

    Beijos! :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente sempre sente uma melhora na nossa vida quando paramos de nos preocupar e enxergamos as essências da realidade não é? Faz um bem e tanto!

      Fico muito grata pelos elogios e muito obrigada por isso <3
      Um beijo

      Excluir
  8. Sábias palavras! Eu tenho o sério problema de querer tudo muito rápido, e quando não consigo algo rapidamente acho logo que não é para mim. Estou cuidando disso!
    polycardinot.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cuide mesmo! Essa é uma das maiores mentiras que alguém pode dizer a si mesmo. Apenas confie!

      Excluir
  9. Pra mim esse pedacinho que você grifou foi a melhor parte: "não abra mão do que você sabe que precisa esperar, para conseguir o que você quer no momento". MEU DEUS QUE CITAÇÃO MARAVILHOSA! Define basicamente tudo o que eu acredito na minha vida, sério! Só a gente sabe o momento certo para algo acontecer ou não conosco, para desistir ou correr atrás. Só a gente sabe quando bater o martelo pra tudo!
    (A menos que seja uma situação extrema, mas aí são outros quinhentos.)
    Eu sempre digo que quando abrimos uma porta errada é porque no final daquela sala tem a porta certa. Às vezes ão várias portas erradas seguidas, mas faz parte da vida, quando a chave da certa aparece tudo o que passou vale a pena!

    http://sweetluly.expressorosa.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E pensar que eu quase a deixaria de fora porque não achei na internet a citação correta... aí acabei escrevendo com as minhas próprias palavras hehe. É maravilhosa mesmo. Sempre é muito bom acreditar que tudo coopera para o nosso bem, e se nos livramos de coisas ruins é porque coisas melhores estão por vir! Imagina, você deixou de gastar seu tempo com algo mas em compensação vai passar a viver coisa muito melhores e que você sequer imaginava! Basta eperar e ter confiança. E é quando a gente percebe que "tudo que passams valeu a pena" é que ficamos felizes de uma forma inexplicável! Esperançoso não é?
      Beijos

      Excluir
  10. Oi Juliana,
    De fato muitas coisas não entendemos no momento, mas com o tempo começamos a enxergar as coisas com uma outra perspectiva. Gostei de mais do seu texto e me fez pensar sobre algumas coisas que já aconteceram e que me afetaram, ms que hoje entendo que foram necessárias.
    abraços,
    Amanda Almeida
    http://blog.amanda-almeida.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É necessário que o tempo passe pra que a gente realmente entenda o porquê de tudo aquilo ter acontecido. Fico feliz que tenha gostado do texto!
      Um beijo

      Excluir
  11. antes de tudo quero dizer esse layout está lindo! ❤️ parabéns.

    sobre seu texto, não preciso nem dizer o quando amei. achei do tão verdadeiro. sabe, eu vivo dizendo que tudo acaba bem; se não estás bem, é porque não acabou ainda.

    beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado!
      Legal que você também pensa assim! Beijão

      Excluir
  12. Oi Juh, tudo bem? Acredito que todos já ouvimos dos nossos pais ou de pessoas próximas que é preciso ter paciência ou esperar que o tempo cura tudo. Cada pessoa vê a situação de uma maneira, as vezes você pode achar que é ruim e outra pessoa achar que é bom, como por exemplo sair de um emprego. Se você estava infeliz, ganhando pouco, ou não era o que queria, realmente foi melhor sair. A mesma situação tem vários ângulos, acredito que precisamos sempre buscar o melhor deles e tentar ser feliz. O tempo de espera é feito por nós mesmos, as vezes pode durar 1 semana ou 5 anos, quem não quer ser feliz todos os dias? Seu texto ficou incrível (como sempre). Beijos, Érika *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre existem vários ângulos para enxergar uma situação, o problema é que muitas vezes a gente escolhe só olhar pelo lado negativo e se angustia por isso :( Acho maravilhoso o quanto a gente deixa de sofrer e até esquece certas coisas que a gente achava que eram dores para sempre. Muito obrigada pelo carinho, beijão!

      Excluir