SOCIAL MEDIA

29/09/2016

10 dicas para o Design do seu blog


Um blog precisa essencialmente de ter um bom conteúdo, mas outro lado que preza muito em um blog é a Identidade Visual. Isto inclui, claro, o Webdesign. Este é um fator importantíssimo, pois pode diferenciar o seu blog de tantos outros na rede, além de fazer com que o seu leitor se agrade e retorne ao seu blog mais vezes. Quer conferir as dicas? Segue aí:

1. Tenha um bom layout.

Vamos falar da imagem do cabeçalho. É interessante que o tamanho dela respeite o padrão do seu template e não seja muito grande, nem muito pequena. O nome do seu blog deve estar em destaque e ser o item principal. Você pode colocar algumas imagens ou detalhes de fundo, mas evite excessos, eles não devem chamar tanta atenção. Se usar imagens, use algumas que façam referência ao nome e à categoria do seu blog.

2. Tenha uma paleta de cores e a respeite.

Você usou as cores preto e vermelho no seu layout. Então espera-se que os demais itens do seu blog respeitem esse padrão ou esteja em sintonia com ele. Procure usar o mesmo tom de cor que aparece no layout ou no plano de fundo dele, e decore seus links, fundo da sidebar, menu, footer, imagem de voltar ao topo, ícones de redes sociais e imagens das categorias, por exemplo, com as cores que seu layout tem. Não faz sentido ter um blog onde o menu é de uma cor, os links são de outra, o footer é de outra mais diferente ainda, e o Layout, principal item da identidade visual, possui outras. Ficamos sem saber de onde elas "surgiram" e a visão final que se tem do blog não é muito agradável.



3. Use cores legíveis.

Algumas cores são ótimas para você usar no plano de fundo do título da sidebar, por exemplo, mas se você colocá-las como cor do texto principal a leitura ficará comprometida e não é isso que você quer, não é mesmo? Infelizmente ainda existem blogueiros que pecam nesse detalhe. O ideal ainda é usar o preto, o cinza, cores muito escuras. Ainda há gente que literalmente colore o texto dos posts, com tons de verde claro, rosa chamativo, amarelo, e claramente não fica nada legal.

4. Use um plano de fundo agradável.

Você pode usar uma cor ou uma imagem como plano de fundo (background) do seu blog. Vamos supor que o fundo dos seus posts ou apenas o da sidebar seja transparente. Todo o texto vai aparecer por cima do background. Se este tiver altos detalhes, como um desenho, que possui tons de preto, azul, rosa, roxo, e em certos detalhes a cor do texto se assemelha à cor da imagem, com toda a certeza a leitura ficará comprometida.

Procure usar planos de fundo que não "competem" com a cor do texto que está sobre eles e que não tenham muitos detalhes, ou que pelo menos não sejam extravagantes de modo que o resultado visual não seja atrativo.

5. Não coloque anúncios que desconfigurem seu Template.

Se você usa um anúncio 300x250, coloque-o na sidebar do seu blog. Se usa um maior, geralmente 728x90, use-o acima ou logo abaixo do cabeçalho do seu blog, ou entre seus posts, sempre centralizado.

Já vi anúncios colocados no footer ou entre a imagem do layout alinhado à direita, por exemplo, e com toda a certeza o resultado deu uma ideia de "quebra" à organização.

6. Escolha um bom Template. 

Há muitos templates frees legais na internet e muitos são específicos. Por exemplo, você pode baixar um Template que a organização do posts, a posição do layout, ou as cores usadas no tema não sejam legais para o estilo do seu blog, por isso você deve escolher bem, principalmente se você não conhece muito HTML e personalização de páginas na internet.

7. Justifique os textos.

Textos justificados, que acompanham toda a largura da divisória, dão um ar de organização e são bem melhores de se ler. Não é à toa que trabalhos na Universidade pedem textos justificados. Evite usar textos alinhados à esquerda, e principalmente, não escreva um parágrafo alinhado à esquerda, outro alinhado à direita, outro justificado... Que desordem!

Siga sempre o padrão do justificado. A não ser que seus textos sejam de poesia, por exemplo, centralizá-los também é uma boa opção.

8. Configure o espaçamento e tamanho da fonte.

Já falei sobre facilitar a leitura e torná-la mais agradável. Outro fator importante é o espaço que há entre uma linha e outra, afinal, se o texto estiver muito "colado" a identificação do que está escrito se torna difícil, e se estiver muito separado, visualmente não terá uma resultado muito bom. Isso vale também para o espaçamento entre as letras.

O tamanho da fonte é um detalhe bem aparente. Quem consegue ler um blog onde as letras são bem pequeninhas sem aumentar o zoom? E se as letras do texto principal estiverem muito grandes, claramente a ideia de desordem será bem nítida. Configure estes itens com moderação: Título do post com fonte maior, texto principal com tamanho legível, espaçamento, e por aí vai. 

Tudo depende também da fonte que você está usando. Outra dica é que para o texto principal evite usar fontes muito enfeitadas, estas cabem bem ao título do post e às gadgets da sidebar.

Outro detalhe é a seleção colorida. Sabe quando você seleciona um texto e ele fica todo azul? Que tal escolher uma cor que combine com seu blog e retirar esse azul nada a ver? Use seleção colorida.

- Aprenda a editar o design do blog sozinho.

9. Use imagens do mesmo tamanho.

Quando você coloca imagens no seu post e uma delas possui um tamanho pequeno e a outra em seguida aparece com um tamanho muito grande, fica bem estampada a diferença e a falta de ordem no seu blog. Procure sempre usar um padrão, como "Muito grande", e centralize as imagens.

10. Procure sempre deixar seu blog com um design responsivo ou bem agradável à tela.

O design responsivo sempre vai ser o ideal, porque ele garante que seu blog será bem adaptado a qualquer tipo de tela. 

Em caso do computador, evite usar templates que não ocupam o tamanho ideal de todas as larguras, o que faz com que em alguns aparelhos com resoluções diferentes apareça uma barra de rolagem horizontal. Isso também pode acontecer com a adição de gadgets ou de outros itens com uma largura bem maior do que o recomendado.

Em casos de celulares, o design responsivo sempre será a melhor opção, pois será totalmente voltado para a leitura. Se o seu blog não é responsivo, o leitor terá que dar um zoom na tela ao ter que visualizar a versão para Web, que muitas vezes abrirá itens que para a exibição no celular serão desnecessários e tornam o carregamento mais lento. 

Se você usa Blogger você pode usar um dos modelos para celular que a plataforma oferece. Se você optar pela versão personalizada, fique atento porque muitas vezes a tela do texto aparece cortada. Caso o seu tema seja responsivo, opte por "Não mostrar a versão para celulares" e seu blog será otimizado para todos os meios que seus leitores usem. 
Então é isso, espero que este post sejam bastante útil para a construção da identidade visual e design do seu blog. Note que se tratando de Design, há muitos detalhes a serem ponderados, tanto visuais quanto textuais.

Caso queira uma avaliação sincera do seu blog feita por mim, avise por comentário que eu responderei com as devidas orientações. Até o próximo post! :)

comentário(s) pelo facebook:

44 comentários :

  1. Olá, Ju! Tudo bem?
    Amei cada uma das dicas que você deu em seu post, pois elas foram muito bem elaboradas e com certeza irão auxiliar muitas pessoas. ❤ Recentemente tentei mudar para o Blogger e senti muita dificuldade. Sendo assim, permaneci no WP.

    Eu tenho interesse em ser avaliada por você. :)

    Beijos :*

    http://midnight-skies.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado Gaby!
      Realmente, mudar de plataforma nem sempre pode parecer tarefa fácil. E já que você já tinha bastante tempo no WP entendo suas dificuldades e seu apego a ele.
      Farei a avaliação com maior prazer!
      Beijos :*

      Excluir
  2. Mais pro início do ano fiz umas mudanças(bem extremas) no meu layout, e isto fez uma grande diferença (ao menos pra mim) visual. Quanto à organização tenho falhado,pois nunca tirei um tempo para arrumar as postagens antigas(são uma bagunça visual) Adoraria que você desse uma olhada lá no blog e dissesse o que achou 😊

    Blog Insaturada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente consegue perceber quando que a mudança do visual afeta nas visitas! Ter um design completo sempre vai ser um fator muito importante.

      Obrigada por comentar, vou deixar aqui minha avaliação:

      1- O efeito Hover (mudança de cor ou aspecto quando se passa o mouse) sempre vai ser um detalhe bem útil. No menu, nos ícones de redes sociais e nas imagens de posts recentes não acontece nada quando se passa o mouse sobre eles. Fica a sensação de que está faltando algo. Tenta mudar as cores dos links e por um efeito hover nas imagens, vai ficar bem legal!

      Por exemplo nas imagens dos posts recentes você passa o mouse e aparece uma caixa de mensagem com o título convencional, mas e se as imagens dos slides ficassem roxas com o título do post em cor branca? Tem muitos códigos de slides de posts recentes assim disponíveis na internet.

      2- O menu está ok (as imagens das categorias estão ótimas) e as cores do layout, cabeçalho está tudo ok também, inclusive diferenciado do que se costuma encontrar.

      3- Os títulos do posts estão em um tamanho pequeno, normal ao que a gente já encontra na fonte dos posts. Aumentar e destacá-los seria uma ótima opção, e centralizá-los, porque pelo visto estão alinhados à esquerda.

      4- Outracoisa é que os títulos das Gadgets estão bem pequenos e não estão descados. Se você aumentá-los e deixá-los em negrito, ou usar algum código pra personalizar os títulos o resultado vai ser muito melhor.

      5- As imagens estão com o mesmo tamanho e possuem qualidade, bem legal!

      6- Você usa navegação colorida no seu blog, mas já percebeu que ela está com uns tons de verde e de roxo que destoam do restante do blog? Por que não usar o roxo do blog?

      7- Seu rodapé está bem organizado (a maioria das pessoas que usam rodapé com 3 gadgets deixam o blog mal organizado).

      8- Percebi que alguns posts não estão com o texto justificado.

      9- Não é um detalhe primordial, mas que tal usar seleção colorida nos textos? Se você usasse uma com fundo roxo acho que ficaria legal.

      10- Na página "Sobre" tenta colocar algumas imagens e alinhar o restante do texto à elas, deixando-o justificado. Fica bem interessante!

      Excluir
    2. Obrigada pelas dicas, é ótimo quando alguém que entende dá aquele empurrãozinho. Agora vou à parte mais difícil, melhorar :)
      Beijos!

      Excluir
    3. Fico feliz em poder ajudar! Te desejo boa sorte e bons conhecimentos.
      Beijo

      Excluir
  3. Amei o post!
    Amo ler dicas para blogs e as dicas que você deu realmente são muito importantes.
    Eu troquei o layout do meu blog a pouco tempo e pretendo trocar de novo só quando eu tiver grana para pagar um exclusivo.
    Cada item que você falava eu pensava se estava tudo ok com o meu blog hahah
    Uma coisa que faz toda a diferença é o visual limpo, eu senti que desde que eu mudei o layout para o meu atual o número de visitas triplicou! Estou muito feliz com isso.

    Outra coisa que me incomoda muito na maioria dos blogs é a porcaria do texto alinhado a direita. Eu tenho uma neura e preciso passar o cursor em cima do paragrafo para ler (inclusive a sua seleção de texto é maravilhosa porque as letras ficam rosinha, amo!) e quando o texto não está justificado me dá um ataquesinho hahah

    Um super beijo da Carol do blog Pink is not Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tão bom saber que está tudo ok né? Eu também faço isso quando leio alguns tutoriais e sempre é bem legal se deparar com alguns na internet, que a gente consegue sempre aperfeiçoar nosso cantinho ainda mais.

      Realmente o design clean é super vantajoso e os temas do ThemeXPose são muito úteis nisso. Sei que vai de gosto, mas ter um blog enfeitado além dos limites acaba deixando um mal estar em quem não curte muito essas coisas.

      Eu esqueci de comentar esse detalhe da seleção, acho que até vou atualizar o post hehe. Tem blogs que são PERFEITOS aí eu faço a seleção e o fundo tá aquele azul e acaba meio estranho, mas também não é um detalhe muito importante, eu sei, mas já ajuda. Seria bem legal que todos usassem seleção colorida!

      Um super beijo retribuído <3

      Excluir
  4. Muito boas dicas Juh,
    Eu sou a doida do texto justificado, acho que tenho toque haha. Sempre justifico os meus e fico incomodada quando vou ler um que não está ...
    As dicas dos anúncios são boas tbm, nada mais desagradável que entrar numa página e ver tudo desconfigurado.

    Beijos
    Fran
    Achei e Rabisquei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Incomoda mesmo né? Fica bem nítido e só de passar o olho já dá um incômodo!
      Infelizmente muitas pessoas pecam no anúncio, quando eles ficam em lugares impróprios dá uma desordem total e eu realmente não sei porque alguns blogueiros não percebem isso :/

      Obrigada por comentar <3
      Um beijo! :*

      Excluir
  5. Amei o post, cheio de dicas ótimas. Irão ajudar muita gente!!!
    Compartilhei na minha pág. para complementar um post com dicas para blogueiras iniciantes que fiz!

    Amei!
    Beijo grande ♡
    Linhasfloridas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que linda *__*
      Eu vi que você compartilhou e vou aproveitar desde já para agradecer pelo reconhecimento! Fico feliz em poder ajudar e que tenha gostado <3
      Um beijo, volte sempre! :D

      Excluir
  6. Adorei o post, Ju! Eu tenho certa dificuldade em deixar as imgs do mesmo tamanho porque nao sei como ver o tamanho que é adequado pro meu layout, ce sabe como faço isso? o texto justificado é muuuito bom mesmo e um layout proprio é essencial <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado!
      Acredito que optar pelo tamanho "Muito grande" é o ideal porque deixa as imagens do tamanho exato à largura que sua divisória de posts permite. Você pode conferir o tamanho da largura da sua caixa de posts ou o "max-width" das imagens no HTML, aí você pode ter uma noção de qual tamanho de imagens dar preferência.

      Texto justificado é tudo de bom! E um layout único ajuda muito, mesmo que se usem layouts free, só de diferenciá-lo já é um ponto positivo e tanto.

      Obrigada por comentar! <3
      Beijos

      Excluir
  7. Hoje em dia ser responsivo é praticamente obrigatório, né! Eu me choco MUITO quando vejo site grande que não se adapta assim, é algo que não tem como ser mais opcional porque todo mundo se conecta de todos os lugares agora!
    Eu ri um bucado quando você falou das cores porque lembrei da blogosfera de 10 anos atrás quando a galera tinha o template rosa e a letra era rosa, ou o fundo preto com o texto verde neon, hahaha! Era divertido, mas haja visão, né, não tem como existir isso mais!

    http://sweetluly.expressorosa.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Praticamente. Existem templates ótimos que não são responsivos, eu inclusive usava alguns aqui, mas até pra eu fazer a leitura dos meus próprios posts no celular estava um incômodo.
      Sobre a Blogosfera de antes, realmente era uma loucura haha. Até sinto saudades só de lembrar dos layouts bevelados *___*
      Obrigada por me deixar nostálgica ;D
      Beijo

      Excluir
  8. Suas dicas foram ótimas, ainda mais para as meninas que não tem como pagar para alguem fazer o layout e acabam se aventurando sozinhas. Estou feliz com o meu no momento, mas sei que posso melhorar bastante ainda <3
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É natural que quando a gente é iniciante cometemos alguns erros e eu percebi que muitos erros são comuns. É bom ter em que se basear, eu mesma já errei bastante até chegar onde estou.
      Fico feliz por você!
      Beijo

      Excluir
  9. Ameii as dicas, Juh! Todas são muito importantes, principalmente pra quem está no comecinho e ainda não tem muita noção das coisas. É super importante ter um layout agradável, com cores não tão chamativas e que conversem entre si. Afinal, a primeira coisa que vemos em um blog quando o acessamos é a carinha dele, né? Tenho certeza que esse post vai ajudar muita gente!

    Beijos.

    www.letrasnagaveta.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super mesmo, tem que haver um equilíbrio entre conteúdo + identidade visual. Pecar em um deles pode trazer um diferencial negativo pro seu blog.
      Espero realmente poder ajudar e fico muito grata por você ter gostado!
      Um beijo

      Excluir
  10. Concordo com todas as suas dicas, Ju! É interessante como coisas que, na teoria, são detalhes podem fazer TANTA diferença. Imagens com tamanhos variados, fundos com muita informação, cores claras para as letras... Tudo isso pode incomodar muito um leitor e, inclusive, fazer com que ele desista e saia do blog! Adorei a lista :)

    blogdeclara.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E fazem uma diferença mesmo, atos simples que por fim dão um toque final que faltava. Fico feliz que tenha gostado!
      Beijo

      Excluir
  11. Menina, como designer, posso afirmar com toda certeza que você está certinha nas suas dicas. Parabéns, vai ajudar muitas bloggers! E olha, esse negócio de anuncios tem estragado tantos blogs, é uma coisa que precisa de muita atenção, pq as vzs eles poluem tanto o visual que nem vale a pena mante-los, viu!?

    Adorei o post!
    Beijo Juh

    garimpomag.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os anúncios são bem complicados porque todo mundo quer ter, mas na hora de colocar muitas pessoas pecam :/
      Fico feliz que outra Designer tenha se identificado com as regras e as aprovado! Toda a ajuda é super válida.
      Um beijão

      Excluir
  12. Dicas maravilhosas!
    As vezes entro em um blog que falta alguma das coisas que você citou e sinto como se algo estivesse faltando (ou sobrando rs)
    Suas dicas ajudarão muita gente. Parabéns pelo post.
    Bjuxxxxxx

    www.polypop.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sensação é bem essa mesmo...
      Obrigada pelos elogios! Beijão

      Excluir
  13. Ameii as dicas, Ju Todas as dicas são muito importantes, principalmente pra quem está no comecinho ou quemm esta muito tempos nessa area da blogosfera. Esse post vai ajudar muitas blogueiras principalmente as iniciantes. Ótimas dicas parabéns.
    bjoss Ju Tbm adorei seu blog!
    https://brunamantovani7.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em todo o tempo há necessidade de se aprender algo, a gente sempre acaba que tendo que aperfeiçoar várias coisas até o blog ficar do jeito que merece.
      Muito obrigada pelo carinho <3
      Um beijo

      Excluir
  14. imagens com a mesma largura > amo <3 acho essencial em um blog, ou fica com uma cara de bagunçado, não sei, hahaha (a menos que sejam gifs da internet, aí não tem muito oq fazer).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, quando a própria pessoa não faz seus gifs ou suas próprias imagens fica complicado às vezes. É um bom fator a ser considerado.
      Obrigada pelo comentário :*

      Excluir
  15. Eu acho que meu blog esta nos conformes que você disse, eu acho ashuashua eu mudaria algumas coisas no meu mas o wordpress infelizmente não permite. Amei as dicas <3
    Menina Psicótica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo, mas dá pra tentar seguir a linha do raciocínio. Wordpress é ótimo!
      Beijo

      Excluir
  16. Super concordo! Aqueles blogs com temática fofinha, que parecem um cupcake, são os que mais pecam nessa parte da cor da fonte. Os textos são ótimos, mas é quase impossível del er, aí tu tem que sair selecionando tudo rsrs Quanto ao tamanho da fonte, uma que gosto muito é a Times, e pra ela o tamanho 14 é muito bom, mas o 12 também é aceitável. E sei que ainda tenho que dar um jeito na questão das imagens ><
    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Que parecem um cupcake" foi ótimo hehehe. Realmente, alguns usam umas cores e colocam fontes minúsculas que não dá para ler nada :/

      A Times é uma fonte incrível! Sempre será uma boa opção, e acredito que deveria ser usada mais pelas pessoas.
      Espero poder ter ajudado! Um beijo

      Excluir
  17. Oi Juh
    Eu não pensava que eu fazia tanta coisa errada.
    Eu tenho a mania de usar alguma cor relacionada a cor da imagem que usei ou tema.
    Por exemplo, eu usei amarelo nos post que falei do "Setembro amarelo"e verde em um outro aonde eu faço a resenha de um livro que é dessa cor.
    Eu suspeitava que tava fazendo isso errado já que o tema do blog é mais puxado para o rosa. Agora eu tenho certeza.Haha ( Eu tenho certeza que também peco nos anúncios)

    Uma dúvida , às vezes eu uso no começo do post uma foto como muito grande e as restantes coloco tamanho médio. Devo parar com isso?

    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii
      Bem, faz sentido você querer modificar a imagem, por exemplo colocar algum texto com a fonte amarela para combinar... Mas a questão das bordas é que dependendo do seu tema e se você costuma colocar imagens com várias cores de diferentes para bordas talvez fique um "carnaval", aí fica bem confuso e explícito isso, entende?

      Quanto às imagens eu costumava fazer assim também, aí eu recebi dicas de várias pessoas quanto a usar o mesmo tamanho em todas as imagens e realmente fica bem mais organizado! Experimente pra ver :)

      Espero ter ajudado, beijos

      Excluir
    2. Entendi

      Vou começar a procurar deixar elas sempre com o mesmo tamanho.

      Obrigado pelas dicas.

      Beijos ♡

      Excluir
  18. Exatamente, tudo o que você falou ajuda a ter um blog mais bonito, procuro sempre seguir essas "regrinhas".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São dicas básicas que podem orientar bastante quem está com dúvidas.
      Se você se preocupa com isso é um bom sinal de que se importa com seus leitores <3
      Um beijo

      Excluir
  19. Uma coisa que eu não tinha muito o costume de fazer, era colocar as imagens do mesmo tamanho, mas reparei depois que eu mudei isso, ficou mais agradável aos olhos.

    Beijo!
    www.nannamais.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não tinha esse costume e depois de algumas pessoas me orientarem, vi que realmente é muito melhor!
      Beijo! <3

      Excluir
  20. Que dicas incríveis, que iram ajudar bastante no meu blog.
    Gordinha Estilosa | Fanpage

    ResponderExcluir