Você acredita no seu potencial?


Sempre pensei a respeito disso e agora finalmente vou escrever sobre. Somos acostumados a moldar sonhos e muitas vezes vemos algo como muito distante. Não que não seja possível de se conquistar, mas alguns objetivos parecem menos acessíveis para nós e dependendo do pensamento que temos, a atitude mais fácil é se comodar. "Ah, isso não é pra mim", e fica por isso mesmo.

Acredito que seja difícil para muita gente saber o que se quer fazer da vida, identificar aquilo em que se sabe fazer de melhor, a profissão dos sonhos, o trabalho em que se pode depositar toda a capacidade e se sentir uma pessoa realizada, mesmo depois de dias puxados. E isso é muito difícil mesmo, tanto que para muitas pessoas, infelizmente, ver o outro ciente e animado com um projeto enquanto elas permanecem estáticas é motivo para tentar frear o impulso do outro, com perguntas desanimantes como "Você realmente quer isso?" e afirmações do tipo "Sei pra quê você vai ver fazer isso", "Faz isso não, é inútil", quando no fundo elas sabem que você tem tudo pra ser realizado nisso, mas elas não gostam de ver o sucesso alheio.

Mas o pior de tudo é quando absorvemos esses pensamentos e os incorporamos nas nossas vidas como verdade absoluta. Deixamos que tais "reflexões" permaneçam na nossa mente e nos desanimem de tudo. Vejo muito isso não só na vida fora de um computador, mas também no ambiente blogosférico e agora cada vez mais na plataforma Youtube, que vêm crescendo muito com novos influencers

Ninguém é uma tábula rasa, todos nós temos conhecimentos e aptidões a fazer algo, e o que precisamos fazer é encontrar nosso eixo e depositar tudo que vai fazer com que aquilo que temos vocação tenha investimentos e retorno. O problema é que muitas pessoas se autosabotam e se deixar levar não só por pensamentos frustantes alheios, mas também por pensamentos que elas mesmo carregam. Vi uma menina desistir de ter canal no Youtube, apesar de ela apresentar muita vontade, porque para ela apenas canais com a temática X fazem sucesso e ela incorporou isso como verdade.

Mas... espera aí!!?? Ter um canal de sucesso não só dependeria de você? Por que ainda que eu falasse sobre uma temática Y, menos conhecida, e eu desse o meu melhor naquilo e me diferenciasse das demais pessoas porque estimulei meu potencial, eu teria meu "sucesso", conceito esse que possui um significado que varia da opinião de cada pessoa. Imagino que ainda que o público que eu tivesse fosse menor que o alcançado por canais de temáticas mais populares, mas se todo o meu público fosse interessado naquilo que eu falo e fosse beneficiado cada vez mais por aquilo que tento passar nos meus vídeos, eu já me sentiria plenamente realizada.

E as pessoas que desistem pela "concorrência"?! Já presenciei gente que não investiu na área em que possui vocação porque já existe muita gente trabalhando com isso. Claramente isso não é motivo nenhum para justificar desistir daquilo que somos capazes de fazer. Ora, é muito legal que haja tanta gente envolvida com a área que trabalho, quer dizer que ela vem crescendo cada vez mais, que eu posso contar com mais conhecimentos, com mais diversidades. Cada um é cada um e cada pessoa tem sua particularidade e alcança seu público conforme dedicação, força de vontade e muita dedicação ainda.

Não é questão de "se achar", mas o que todo mundo devia ter em mente é: 

Ninguém faz o meu trabalho como eu. 

Realmente, há várias pessoas trabalhando com o que eu trabalho, mas nenhuma delas é igual a mim.

Não há muito segredo, é até clichê, mas temos que parar com tanto bloqueio e ter perseverança. Não faz sentido, por exemplo, desistir de um vestibular porque há muitos concorrentes. Ora, se eu me dedicar muito eu vou conseguir o que eu quero! E se eu me dedicar tanto, consigo tirar nota melhor que os demais concorrentes e sou aprovado! Simples assim! Claro que a luta possui vários obstáculos, às vezes não conseguimos algo "de primeira" e tropeçamos no meio do caminho, mas também aprendemos muitas coisas. E coisas bastante necessárias.

O que eu sei é que ninguém chega no topo sem acreditar em si mesmo. Você sabe qual é o seu potencial? Acredita nele? Então o mínimo que você pode fazer é impulsioná-lo e se dedicar. As conquistas, enfim, vão parecer mais próximas de nós do que pareciam anteriormente.

comentário(s) pelo facebook:

28 comentários

  1. Que texto, viu? Super reflexivo e muito útil ♥ Dá aquele puxão que a gente precisa. É muito ruim se autovitimizar e achar que as coisas não são para nós. SÃO SIM. Tudo depende da nossa força de vontade. Quando queremos uma coisa de verdade, fazemos até o impossível para conseguir, com nossos sonhos não é diferente. Somos capazes de fazer tudo, até mesmo o inimaginável. Basta querer, ter paciência e perseverança. Adorei, fechou minha noite com chave de ouro, obrigada por isso ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simplesmente isso. Quando realmente sabemos que algo é para nós, ainda que tenhamos um pouco de medo, corremos atrás porque sabemos que aquilo é muito importante para nós. Assim fica fácil até ignorar tanta gente frustada querendo nos pôr pra baixo, porque sabemos que só depende de nós e que um dia teremos então conquistado nossos objetivos.

      Fico feliz pela motivação proporcionada <3

      Excluir
  2. Achei lindo o seu texto, Júlia. Super concordo contigo, não existe ninguém igual ao outro, principalmente quando é algo feito com amor. Cada um tem sua essência, seu jeito de lidar com as coisas, etc.
    Parabéns pelo post inspirador e reflexivo! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, essência é a palavra e algo que ninguém pode deixar de transmitir. Por mais que muitos copiem os outros, o que é muito chato, ainda há tanta gente legal abordando assuntos, cada qual com sua maneira, cada qual com sua identidade e é muito maneiro observar tudo isso.
      Obrigada pelo elogio <3

      Excluir
  3. To sentindo que esse texto foi pra mim em miga haha, nossa eu confesso que as vezes duvido do meu potencial, mas sobre a questão de uma pessoa desistir de ter um canal por medo de não fazer sucesso, ja começou ruim kk porque ta começando algo pensando no interesse,complicado .. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É algo que já aconteceu até com as pessoas mais influentes e conhecidas, mas que nunca pode ser permanente! Ninguém é perfeito, mas saber driblar isso é muito importante.

      A pessoa precisa estar bem ciente daquilo que ela quer, então focar em algo de uma forma tão banal realmente não vai dar retorno ela.

      Excluir
  4. Olhe, muito obrigada pela surra de motivação, viu? Hoje foi um dia bem difícil, acordei com pé esquerdo, enfim, não tô lá nos melhores dias. Mas durante todo o dia fui contagiada por pessoas querendo passar boas energias e dispostas a motivar outras pessoas pelo simples prazer de tornar o dia de alguém melhor, e senti isso nesse texto. Então, muito obrigada, do fundo do coração, por isso. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo ler isso <3.
      A gente nunca tem ideia do quanto podemos influenciar a vida das pessoas, por isso tá aí mais um motivo pra seguir perseverando naquilo que fazemos. E receber toda essa gratificação é mais estimulante que números ou qualquer outro dado quantitativo de "sucesso". Todos nós temos dias ruins, nos abatemos por palavra negativas, mas não podemos fazer disso um hábito.

      Acho que tudo isso que aconteceu hoje é um sinal pra você seguir em frente hein!? Sucesso! :*

      Excluir
  5. Olá Juh!
    Estou apaixonada pela nova identidade visual do seu blog! Amei a cor, o cabeçalho, enfim, tudo está perfeito! Parabéns mesmo, estou feliz por você ♥

    E estou impressionada, sabe por quê? Nós escrevemos sobre assuntos que se cruzam, assuntos que têm muito a ver um com o outro. Tudo que foi escrito aqui, tem um sentido enorme, um significado profundo, a grande chave do verdadeiro sucesso pessoal e profissional. O sucesso para a vida na minha opinião ♥ e eu também creio que é o que Deus nos manda, o que Deus nos orienta! Devemos acreditar em nós mesmos, na dádiva que há em nós! No talento que existe dentro da gente, não importa o que digam por aí! Os sonhos que temos, não são dados a nós em vão! Para tudo existe um propósito, e eu creio que se tivemos o sonho, também temos a capacidade de realizá-lo!

    Eu já quase desisti de ter um blog, porque pessoas ao meu redor, desmereceram essa profissão. Já disseram que eu não teria o que falar, o que passar. Julgando que ter blog é pensar em ter "fama fácil", e que muitas por aí já tentaram e não conseguiram enfim... já passei por momentos em que eu não encontrei o apoio necessário... mas nada disso me desanimou, nada disso conseguiu me parar sabe? E essa é a importância de acreditarmos, de continuarmos firmes, olhando para frente ♥

    Juh, eu amei o seu texto, amei mesmo de todo coração! Você TEM UM DOM! Continue exercendo isso, continue inspirando e fazendo a diferença! Parabéns, esse texto merece ser lido por muita gente que precisa dessa palavra de ânimo, coragem e incentivo!

    Beijos,
    www.senhoritadeise.com ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado! Foi feito com carinho *___*

      Também fiquei impressionada com a compatibilidade entre o meu e o seu texto e como já falei é muito legal se deparar com isso. Ninguém "não serve pra nada", todos nós temos nossos dons e só precisamos investir nisso. É muito desanimador não ter apoio é, principalmente das pessoas que amamos, mas se sabemos que somos felizes e aptos em fazer tal coisa não há motivo pra desistir! É mais sábio ser feliz fazendo o que se gosta, do que sentir angustiado por abrir mão dos seus sonhos. E é mais triste ainda quando o responsável por isso somos nós mesmos, quando desistimos.

      Espero que não desanime de vez, até porque todos nós passamos por momentos de ânimos e de desânimos, mas precisamos perseverar! Respeitar os momentos, os obstáculos, o que parece difícil e tentar contornar a situação. Não é fácil, não é, e as pessoas desistem muito por conta disso.

      Figo grata pelas palavras, e acredito que as demais pessoas precisam reconhecer seus potenciais e fazer a diferença! É isso que todos nós somos capazes de fazer.

      Um beijo <3

      Excluir
  6. Juh, seu texto está ótimo, fico encantada de como você escreve bem!
    Mas tenho que comentar sobre o seu layout, acho que ainda não tinha vindo aqui depois que você mudou e ele está lindo, você está de parabéns, amei!

    Beijos

    http://www.senhoritamarmelada.com/

    ResponderExcluir
  7. Ótimo seu texto, penso assim também. As vezes bate um desanimo, mas quando pensamos o quanto gostamos do que fazemos. E mesmo tendo várias pessoas falando sobre o mesmo tema, mas se podemos acrescentar algo interessante, cada pessoa é única e tem seu próprio talento e potencial. O ideal é seguirmos em frente. Boa sorte! Ficou lindo seu blog! bjo

    http://lorenacaribe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso! Cada pessoa é única e é triste saber que poucos reconhecem e investem no seu próprio diferencial.
      Beijos

      Excluir
  8. Muito reflexivo. Eu acredito sim no meu potencial :D

    ResponderExcluir
  9. olha pra ser bem sincera eu nao sei acredito no meu potencial, sou uma pessoa q desisto muito facil das coisas igual o seu exemplo do vestibular, eu tento mais sei la n consigo. rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que chato Denise! Vamos tentar melhorar isso aí hein!? Tô na torcida.

      Excluir
  10. Esse texto era exatamente o que eu precisava ler agora. Tomei um não esses dias de uma empresa e desanimei demais, mas agora estou com forças renovadas para me dedicar ao que eu realmente amo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É normal se sentir triste, mas vamos dar a volta por cima porque nem tudo é como a gente quer e o "não" pode ter sido necessário para que no futuro uma nova oportunidade esteja ao nosso alcance. Beijo

      Excluir
  11. Dos vários textos que li hoje esse foi o que mais motivou. Assim como o comentário acima, é exatamente o que eu precisava ouvir agora. As vezes pequenas coisas fazem a gente desanimar do que gostamos de fazer, mas o segredo é ir perseverando até alcançar o sucesso. O meu blog ainda está no começo, e mesmo que eu já tenha quase desistido, resolvi manter o que eu gosto de fazer: escrever. Mesmo que eu demore ter algum retorno real. Muito bom o texto, mesmo. E obrigada.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por isso! Perseverança é a chave principal. Sem ela nunca vamos colher frutos. Nunca sabemos quando teremos o "sucesso", mas certamente se pararmos no meio do caminho com certeza ele não virá!
      Persevere! Fico feliz em ter ajudado. Beijos

      Excluir
  12. Oi Juh, tudo bem? Não acredito, você trocou o layout novamente? Está com a formiguinha do html? haha (desculpe não aguentei, tive que fazer a piadinha :) ) Essa combinação ficou bem bonita. Acredito que a primeira pessoa que precisa acreditar em nós, no que podemos fazer, somos nós mesmos, senão ninguém mais vai acreditar ou confiar que podemos conseguir. É como a Evelyn disse no livro dela se não trilharmos nosso caminho, não lutarmos pelos nossos sonhos, ninguém fará isso por nós. Isso serve para a vida profissional, acadêmica, nossas metas, se não tomarmos as rédeas, será como um castelo na areia, não ficará muito tempo erguido. Ótimo post! Beijos, Érika ^-^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei essa história da formiguinha do HTML haha. Acho que na verdade fui infectada pelo vírus, ainda não fui vacinada hehe. Muito chato ter pessoas ao nosso redor que não nos apoiam, mas quem faz nosso caminho SOMOS NÓS. É preciso que reconheçamos isso.
      Beijão

      Excluir
  13. Esse texto caiu como uma luva. Sério mesmo, não que eu deixasse de acreditar em mim mas sempre precisei da aprovação dos outros que acreditassem em mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo! Mas olha, o ideal mesmo é que saibamos acreditar no nosso potencial e corremos atrás disso. Beijos

      Excluir
  14. Lindoo texto, muito motivador. Acredito muito nisso que todos temos potencial, cada um tem sua vocação. Nós precisamos passar aquilo que acreditamos de verdade e o que conhecemos, ninguém é menos inteligente que ninguém e todo mundo tem algo que faz diferente né? Se todos fossêmos iguais não teria graça. Nesse mundo virtual é a mesma lógica, parece que todo mundo que se copiar, mas gente as maiores blogueiras falam "SEJAM ORIGINAIS", só podemos conquistar um público real sendo nós mesmos, porque viver de máscara, um dia cai.

    http://cristineellenblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, sábias palavras. Se inspirar é legal, mas copiar nunca vai ser. Tão bom quando colhemos os frutos da nossa própria dedicação.
      Parabéns por pensar assim!
      Beijo

      Excluir