SOCIAL MEDIA

24/08/2016

TAG Vida de Universitário


Há quase 1 mês atrás a Ane Carol do blog Profano Feminino interagiu lá no United Blogs convidando blogueiras a responder Tags de interesse, e eu me identifiquei com a Vida de Universitário. O nome já diz tudo e eu tenho muita coisa pra falar a vocês. Vamos lá!

1- Qual seu nome e idade? E nos conto um pouco sobre a sua escolha do curso.

Juliana Araújo, 21 anos.

A escolha se deu lá no Ensino Médio, quando eu vi que tinha facilidade em entender e muita curiosidade sobre Biologia.

2- Qual curso você faz e qual semestre está cursando? Sua faculdade é pública ou particular? 

Faço Licenciatura Plena em Ciências Biológicas.
Pública (Universidade Federal Rural de Pernambuco).

3- Este é o curso que você queria desde o início? 

Desde o 2º ano do Ensino Médio quando eu comecei a devorar meus livros de Biologia eu tinha a certeza que queria estudá-la mais. Fiz meu vestibular com uma única opção: Ciências Biológicas.

4- Quais eram sua impressão sobre o curso antes e agora que está finalmente o cursando? 

Eu sabia que aqui na Rural o curso era ótimo, conhecia alguns graduandos e sabia que eles não tinham muito o que reclamar do curso, porque segundo eles os professores e as aulas eram ótimos.

Porém eu não sabia muito sobre o que era ser um Licenciando ou um Bacharelando em Biologia. No meu caso, que faço Licenciatura, hoje eu tenho a visão de que não basta gostar de Biologia, mas é preciso ter amor a Docência e muito zelo por ela.

5- O curso que você queria tinha em sua cidade/estado ou você teve que se mudar para outro lugar?

É na minha cidade, inclusive no mesmo bairro e vou a pé pra Universidade, haha.

6- Com a mudança do ensino médio para faculdade existe algumas diferenças. Quais as principais que você notou?

Sim ,muitas mesmo, eu nem sabia o que era ter aula de verdade no meu Ensino Médio. Comentei sobre isso no meu último post sobre a Universidade que foi ao ar recentemente: O que eu acho da Universidade?

7- Qual sua dica para quem vai prestar vestibular em breve? Qual foi a estratégia de estudo que você usou e aprovou?  

Além de se preparar e organizar seus estudos, aconselho a procurar pessoas da área, até mesmo ir à instituição deseja para ter mais noção de como o curso funciona. Pode ser até participar de grupos no Facebook, já pra ir se enturmando.

A única estratégia que eu usei foi estudar mesmo, rsrs. Confesso que não fui nenhuma estudante que ficava o dia todo sentada lendo, mas tirava umas partes do dia pra estudar tranquilo.

8- Fale um pouco do seu curso, como é a grade, as possibilidades de mercado, vantagens e desvantagens?

No post do Projeto Blogueiros Universitários publiquei uma foto da minha grade e algumas considerações sobre ser Licenciando em Biologia, confira aqui.

9- Conte nos um pouco sobre a sensação desta nova fase, o que mudou em sua vida? 

A minha visão de mundo foi bastante aguçada, entendi melhor não só as ciências biológicas em si, mas o que é ensinar, o que é lidar com os estudantes, como as coisas são bem mais aprofundadas do que realmente são. Como pessoa me senti mais independente e madura, apesar de que preciso melhorar em alguns aspectos.

10- O que você poderia dizer para nossos leitores, que você acha importante para quem esta fazendo vestibular e para aqueles que já estão na universidade?

Para quem está fazendo vestibular eu aconselho a procurar investir na área que gosta e se dedicar a alcança-la, fazer dela um sonho e correr atrás sem medir esforços. Para aqueles que já estão desejo muita sorte, dinheiro pra xerox, haha, mas acima de tudo perseverança! :)

comentário(s) pelo facebook:

6 comentários :

  1. Dinheiro pra xerox é provavelmente a coisa mais importante na vida universitária, é um ótimo desejo, hahahaha!
    Eu fico super feliz quando vejo alguém que fez o curso que quis e ficou feliz depois que entrou na faculdade, é tão triste quando rola a decepção, né? Que você continue amando até o final e depois na vida profissional também, dar aula realmente é pra quem gosta!

    http://sweetluly.expressorosa.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xerox é muito importante! rsrs.
      Eu amo Biologia, mas não pretendo ser professora. Já tô até focando no Design.
      Beijão

      Excluir
  2. eu gosto muito das areas da ciencia/biologia era a unica matéria que eu tirava notas boas na escola. eu gosto muito da area da genética e células e essas coisas haha então pretendo fazer biomedicina, mais não sei se vou consegui conciliar estudo e trabalho.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! No Ensino Médio eu tinha medo de genética e no terceiro ano li o assunto inteirinho de Genética no feriado de Carnaval! Me apaixonei e pensei em seguir carreira, até mesmo tentar Biomedicina, mas desisti da ideia. Olha, Biomedicina é ótimo, principalmente se você quiser trabalhar com genética clínica! Quem sabe se futuramente você não trabalhasse na área e se organizasse? É puxado, mas só sabendo para ver como é.
      Sucesso!

      Excluir