Minha vida de Blogueira: Pontos positivos e negativos


Tudo na vida tem seu lado bom e seu lado ruim, afinal nada é perfeito. Pensando em listar as coisas boas que consegui quando comecei a cuidar de blogs, pretendi fazer um post só sobre isso e outro só sobre as coisas nem tão legais assim, porém resolvi fazer um único post.

Primeiramente vamos falar das coisas boas!

Voltando há uns tempos atrás, quando eu tinha 14 anos, cuidar de um blog me ajudou a ser menos introspectiva e menos tímida. Sim, pessoalmente eu era super tímida e não sabia lidar com as pessoas. Já no blog eu me sentia outra pessoa e podia ser sincera com as palavras, sem medo do que as pessoas iriam pensar. Hoje em dia não sou tão traumatizada socialmente quanto antes, mas ainda não melhorei por completo. Não divulguei o blog para nenhum conhecido e ainda tenho um bloqueio de criar um canal. Superar isso é um próximo passo que farei.

Não posso deixar de falar do aprendizado em relação a mexer com Design e desenvolvimentos de página na web. Aprendi muitas coisas sobre HTML e edição de imagens, ainda que o básico, e me dediquei muito para aprender cada vez mais. Lembro que eu tinha um Layshop (blog de layouts free e goodies) em 2009 e por mais que o conhecimento que tinha na época não seja metade do que tenho hoje, eu me sentia o máximo! Certamente se não tivesse cuidado de tantos blogs não tinha o interesse em fazer Design Gráfico que tenho hoje.

Cuidar de um blog, mexer com Webdesign, ver que eu sou boa em alguma coisa me fez um bem estar danado! Bem estar que não sinto quando me dedico a outras tarefas. Publicar em um blog me fez melhorar minha escrita e divulgá-la para outras pessoas. Ter um blog é um meio que eu tenho para ajudar as pessoas e eu tento de alguma forma fazer isso. É uma interação, onde eu também saio aprendendo coisas novas.

E por último, mas não menos importante, cuidar de um blog me trouxe a oportunidade de conhecer pessoas maravilhosas, outros mundos, outros blogs, ver outras realidades, me aproximar de gente que sem a internet eu não saberia que existia. E ver o carinho dessas pessoas, e poder tratá-las da mesma forma, me fez me sentir amada e uma pessoa melhor. Os grupos de interação que participo são uma prova de que estar na Blogosfera é algo maravilhoso.

E quanto às coisas ruins? Confesso que são poucas e não me desanimam. Muita gente cita críticas, haters e afins e confesso que não tenho lidado com isso, pelo menos não nesse blog. Mas em 2009 quando eu tinha o Layshop e um Fã-site sobre a Miley Cyrus algumas pessoas fizeram comentários de má fé contra a minha pessoa e o meu trabalho, mas eu sempre soube que era algo superficial.

O que me incomodou nos meus blogs antigos e me fez não criar um blog por 6 anos foi principalmente o sedentarismo e o muito tempo que passava no computador. Naquela época fiquei dependente da internet, tanto que eu não tinha amigas e via que o blog era tudo pra mim. Hoje, adulta, sou mais consciente, porém os momentos que passo muito tempo sentada no computador me incomodam muito. 

Como mexo com Design, fico muito ansiosa quando estou fazendo um trabalho, e me dedico tanto que às vezes não paro pra comer e descansar e sei que isso é um erro meu. Fora às vezes em que eu durmo tarde por estar on-line. Mas é tudo questão de hábito e de organização.

Em geral, o blog vem sido um espaço de crescimento, tanto pessoal quanto profissional, e ultimamente estou aprendendo a me dedicar mais a ele, de forma mais sábia e saudável. Não me arrependo de tudo que passei até aqui, pois cada fase foi importante para eu ser a pessoa que sou hoje. Para quem quer ser blogueiro, assim como qualquer outra função, não posso deixar de mencionar o amor por cuidar de um blog, pois isso é essencial para que um blog se mantenha firme e seja proveitoso. Todos os blogs pelo que eu perdi o "encanto" e cuidei por obrigação saíram do ar.

E vocês? Conseguem descrever o que mudou na sua vida depois de criar o blog de vocês?

comentário(s) pelo facebook:

20 comentários

  1. Nossa, que post maravilhoso. ❤ iniciei a pouco no mundo dos blogs mas ja percebo coisas que vocee apontou como boas (conhecer, aprender design e htlm, conhecer pessoas.. etc), e de negativo eu ja percebo mt essa vontade de largar o mundo e ficar só no blog. Mas tudo tem um limite, nao é? Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, tudo está bem desde que o limite seja respeitado e você não sofra com isso! Sucesso com seu blog!

      Excluir
  2. Me identifiquei muito com seu post. Realmente, essa coisa de perder a timidez é uma coisa que o blog ajuda, e muito. Ainda sou bastante, mas com o tempo estou perdendo a vergonha de tirar fotos em lugares públicos, por exemplo.
    Em relação às coisas ruins, também já ouvi muitas, MUITAS coisas ruins, de gente que só surge para te botar pra baixo, mas acho que isso é uma coisa que nos deixa mais fortes, sabe? Entender que existem pessoas idiotas, e que durante tooooda nossa vida elas vão aparecer aos montes. É o jeito, temos que saber filtrar as coisas boas em meio aos pontos negativos <3

    Bjs!

    www.escritoriando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não cheguei a tirar fotos, mas cada passo já é uma conquista e tanto e o blog ajuda muito! O que não nos mata nos faz forte, então no fim gente assim nos ajuda a nos levar lá pra frente. Bom mesmo é ignorar e não se deixar abater, mas usar isso como crescimento!
      Continue pensando assim ;*

      Excluir
  3. Realmente, tudo na vida tem coisas boas e ruins, mas temos que fazer com que as coisas boas sempre superem as ruins. Assim vamos conseguir com que tudo valha a pena. :D

    Relíquias da Lara

    ResponderExcluir
  4. Sempre vai ter os prós e contras né Ju?
    Mas eu prefiro usar os contras como combustível para blogar ainda melhor.
    Adorei o seu post e a forma como abordou o assunto.
    Parabéns!

    bjO
    Blog Breshopping da Dany
    SORTEIOS Conheça também o Breshopping da Dany KIDS
    Instagram: @breshopping_da_dany
    Twitter: @brechodanylins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belo pensamento! É assim que temos que enxergar em todos os aspectos da vida!
      Beijão

      Excluir
  5. Hey,realmente os pontos negativos são pequenas mas em alguns casos são desgastantes.Pra mim o que mais pesa é me matar com layout,conteúdo,fotos originais e etc e não receber o retorno "esperado".Mas ai vem aquelas abençoadas com comentários maravilhosos e fica tudo lindo de novo ♥
    Grande beijo da Carô
    http://heycaaro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Às vezes acontece por exemplo de fazermos um post super trabalhoso com aquela esperança de ter um retorno diferenciado mas não é o que acontece. Porém fica o aprendizado. "no que será que eu errei?", "será que é isso que o meu público gosta?" etc etc. Receber comentários de gente que gosta do seu blog é tudo de bom <3
      Abraços

      Excluir
  6. Adorei saber sua história na blogsfera. Os pontos negativos é que manter o blog requer tempo e dedicação, dá trabalho. Mas o meu maior ponto positivo é ter confiança em mim mesma e no meu trabalho, conquistei isso com o blog.

    www.eucurtoliteratura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo! E como dá trabalho viu? Mas é recompensado com todas as coisas boas que sentimos! Beijão

      Excluir
  7. Eu amo o blog, amo produzir co9nteúdo e ter contato com o público, o que menos gosto é da falta de tempo minha vida é corrida demais, me viro em mil para cuidar do blog e das redes.

    www.cantinhob.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vida corrida é um sufoco né? E quando isso interfere na saúde então :(
      Também gosto muito de produzir conteúdo e ver meu trabalho todo na internet, disponível, ajudando pessoas. Ainda sei que não dou o meu melhor, mas também pretendo me virar em mim rsrs.
      Beijão

      Excluir
  8. Que lindo, amei o texto!
    Na verdade ser blogueira me ensinou muito! Eu entrei no mundo dos blogs como colaboradora em 2011, e tive o meu primeiro e próprio espaço em 2013. Desde então descobri uma paixão que me encanta, poder compor, poder ensinar, poder entrar em contato com novas pessoas e compartilhar o que eu tenho de melhor dentro de mim.

    Me identifiquei com muitas coisas que você disse aqui, entre elas estão: o aprendizado, a melhora da comunicação e na timidez, e claro conhecer novas pessoas. Aprendi a ser mais responsável também, a ter mais organização.

    E sim, tudo tem seu pró e contra né? No meu caso, eu não recebi muito apoio, muitos ainda veem isso como uma iniciativa sem futuro, ou sei lá, tem gente que julga, "zoa" os textos enfim, mas nada disso pode nos desanimar.

    Beijos, continue blogando porque você tem muito talento!

    Blog Senhorita Deise

    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aii que linda <3 Compartilhamos do mesmo pensamento. Ninguém que me conhece sabe que eu tenho um blog, então digamos que "estou sozinha", sem apoio e nem com alguém contra mim. Mas confesso que se alguém que eu goste dissesse coisas ruins sobre eu ser blogueira eu ficaria triste. Não faz o menor sentido essa zoação, esse julgamento. O importante é não desanimar e seguir em frente!
      Beijão <3

      Excluir
  9. Achei SENSACIONAL sua preocupação com o tempo que passa na frente do computador... Engraçado que o povo sempre cita justamente o que você falou, de receber críticas e tal, mas nunca vi ninguém vendo esse ponto como um contra, o que cá entre nós é bem relevante, eu mesma deveria passar menos tempo também.
    Gostei do post. Eu gosto tanto de blogs que fico feliz lendo experiências de outras pessoas com isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É preocupante mesmo! E as consequências podem ser mais graves do que a gente imagina.
      Que bom que gostou tanto desse post, sempre é bom se deparar com comentários assim :)
      Beijos

      Excluir
  10. Lendo seu texto me identifiquei em algumas coisas. Assim como você eu comecei com 14, esse ano faço 18 e nesses 2 anos aprendi muita coisa, eu não fazia ideia de que amava tanto escrever. E no relacionamento com as pessoas eu não mudei muita coisa, sempre tive facilidade para fazer amizades, apesar de ser meio tímida, tô pensando em fazer teatro para melhorar isso. Ainda tenho vergonha de contar para quem eu conheço que tenho um blog, mas quem sabe um dia eu a perca né.
    Blog da Vicky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não sabia o quanto amava escrever! Por isso o blog sempre é algo bom pra mim. A questão do teatro é muito boa, também penso em fazer algo parecido um dia!
      Também vou chegar no nível de divulgar meu blog õ/
      Beijos

      Excluir