Aprenda a editar o design do blog sozinho


Olá pessoal, vou adiantando que estou bem animada! Pra quem não sabe a ideia inicial da criação do Juhlihipy era a de um blog para Webdesigner, onde eu iria fazer tutoriais, trabalhar com encomendas, disponibilizar layouts free e afins. A empolgação foi tanta que no início do ano vi um pessoal numa gráfica editando imagens e logo me veio uma nostalgia do tempo que eu fazia layouts para as pessoas e do quanto eu gostava, e no meu coração veio o desejo de começar tudo de novo. No mesmo dia peguei o dinheiro que sobrou do meu estágio e me inscrevi num curso de Webdesign & Design Gráfico para ter a formação! 

Criei o blog no dia 02 de abril, usei um template todo voltado para o Webdesign, assim como a Fanpage. Só que eu me empolguei demais com a escrita dos meus textos e a universidade foi me consumindo a ponto que eu não tinha tempo pra desenvolvet templates de forma caprichada, só de fazer coisas básicas e olhe lá. Minha dedicação foi exclusivamente à escrita, o que me fez muito bem por sinal. Agora nas férias eu voltei inspirada e criei meu próprio espaço de Design, o Juhlihipy's Design!

O Juhlihipy's Design foi criado hoje e acessando-o você encontra todas as informações sobre preços e trabalhos que fiz durante a criação do Juhlihipy, por exemplo. Sei que é o começo de uma nova jornada e estou muito feliz, porque é um passo para a realização dos meus sonhos. õ/

Minha pretenção de ser webdesigner e designer gráfica surgiu depois de longos períodos que passei sentada no meu computador aprendendo a fazer edições de imagens e entendo sobre códigos HTML e afins. Sei que nem todo mundo tem interesse em se profissionalizar a respeito, mas imagino que algumas pessoas sentem vontade de editar seu próprio blog, fazer suas próprias imagens, editar colunas do template e afins, porém se sentem meio inseguras por não ter o conhecimento básico. Então meu objetivo nesse post é trazer algumas dicas:

1- BAIXE PROGRAMAS DE EDIÇÃO DE IMAGENS, EDITORES HTML E FUCE AS FERRAMENTAS POR CONTA PRÓPRIA

Resumindo: Pratique muito. O conhecimento na prática, na instigação, na elaboração de hipóteses rende muito e é muito mais marcante. Se você possui algum editor ou até mesmo usa editores on-line, faça você mesmo testes em cada ferramenta, em cada opção que o programa lhe oferece e você vai ter noção do que serve cada item e como o programa funciona na prática.

Muito provavelmente você vai errar, as coisas podem não sair como esperado, mas você vai aprender. É normal que de início os trabalhos tenham menor qualidade e posteriormente você consiga evoluir.

2- LEIA TUTORIAIS NA INTERNET, EM LIVROS, CURSOS, ETC.

Aprender sozinho é bom, mas dependendo da dificuldade com determinados programas a aprendizagem precisa de um guia para que a maior gama de conhecimentos possíveis sobre tais programas seja explorada. 

Existem diversos tutoriais na internet, em blogs, em Tumblrs', ensinando várias dicas de como editar imagens, assim como criar templates, instalar determinados códigos e afins. Sempre que tiver alguma dúvida ou alguma curiosidade, faça uma busca na internet e salve o link dos tutoriais que lhe forem úteis.

Caso queira se aprofundar mais e ser capaz de desenvolver seu blog de forma profissional procure um curso profissionalizante, assim você terá maior visão de como funciona o desenvolvimento de sites e conteúdos gráficos e estará em um nível avançado.

3- CRIE BLOGS DE TESTES

Ainda considerando a prática e a observação, um blog de testes é uma ajuda e tanto. Você pode fazer testes no design e no código do seu blog, editando-os o máximo que puder. Para isso você pode desenvolver seu próprio código ou usar Templates Base disponibilizados por alguns sites. O ideal seria que você fizesse uma edição de cada vez, salvasse e visualizasse seu blog para ver o que mudou.

Assim, por exemplo, ao fazer uma alteração em um determinado código você pode perceber como ele funciona, como alterar a cor do plano do fundo de uma tabela, que parte é relativa ao tamanho do menu e etc.

4- USE A OPÇÃO "INSPECIONAR" PARA ACHAR CÓDIGOS ESPECÍFICOS

Caso esteja em dúvida com um determinado código, no seu próprio navegador você pode selecionar um elemento e com o botão direito do mouse clicar em "Inspecionar".

Por exemplo, eu quis entender como funciona o código da tabela do título do Widget:


No meu navegador aparecerá uma janela com várias informações:


A partir delas, por exemplo, eu posso entender que o código #9E9CCD se refere à cor roxa da tabela, então se eu quiser que ela tenha cor diferente eu substituo esse código pelo código de outra cor. Descubro também que "texto-align" se refere ao alinhamento do texto, então se eu substituir "center" por "justify", o texto aparecerá justificado e não centralizado. Assim como eu descubro que o código referente ao título da sidebar da widget é o "#sidebar-wrapper h2", assim como posso descobrir outras coisas mais.

Caso queira inspecionar todo o código de uma página da Web tecle "Ctrl + U" ou use o botão direito do mouse, mas não copie códigos de terceiros sem autorização.

5- USE OS EDITORES DA SUA PLATAFORMA

Se você usa o Blogger, vá em Layout > Designer de modelo


Se você tiver um template do próprio Blogger instalado você vai editar o tamanho das colunas dos posts e da sidebar, as cores dos links, do título do post, e etc. facilmente. Se você usa um template próprio esta função vai ser bem limitada e você terá que editar seu blog pelo Editor HTML.

Agora vamos aos LINK ÚTEIS!

- Editores de imagem:


- Editores HTML:


- Sites para edição de imagens, com tutoriais, templates free e freebies pro seu blog:

[Atualização 26/08: Fiz um post com + de 80 Tutoriais para usuários do Blogger. Clique aqui pra ler].

Canva

E você? Faz o próprio layout do seu blog e/ou já tentou? Como foi sua aprendizagem no mundo de edição de páginas da internet? Espero ter ajudado, e um forte abraço <3

comentário(s) pelo facebook:

38 comentários

  1. que blog liiindooooooo! ameeei você disponibilizar seu tempo para ajudar as pessoas a terem seu cantinho mais liindo hahaha
    Tô de acordo com suas dicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário! Sempre é bom ajudar!
      Beijos

      Excluir
  2. Eu acho muito legal os posts que ajudam nessa parte, eu mesma não entendo nada e as vezes sofro com uma coisa simples. Estou até hoje tentando colocar aquela assinatura abaixo do comentário, já segui o que falaram e não descubro o erro que faço que não funciona.rsrs
    Tem pessoas que conseguem entender a partir desses posts e mexer nos seus blogs e isso é bom demais né. bjs
    www.pilateandosonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre tem um código que nos dá nos nervos hehe. Mas um dia a gente aprende õ/
      Verdade, esses tutoriais ajudam bastante!
      Beijos

      Excluir
  3. Depois de um tempo eu passei a editar o meu blog sozinha, queria dar a minha cara. Fiz um blog teste e assisti os tutoriais. Sei coisas básicas, mas agora estou fazendo um curso que com certeza vai me ajudar bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Isabel! Continue assim que com certeza você está no caminho certo! Beijo

      Excluir
  4. Eu sou um zero à esquerda quando o assunto é HTML, tenho que brigar muito pra conseguir editar algo sozinha, ate aqueles códigos prontos não funcionam comigo huehuehuehue é complicado :( ainda me arrisco a fazer una cabeçalhos, mas nada muito elaborado huehuehuehue acho muito massa quem sabe usar <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrsrs, te entendo Dani! Mas não desanima não, você consegue!
      Beijo

      Excluir
  5. eu passei por cada perrengue até aprender a mexer no HTML do meu blog! Lembro que quando eu criei eu não sabia nada, procurava na internet e ficava me perguntando "que diabos é HTML?!"

    Hoje eu estou... Bem! Sei editar várias coisas, do o layout do meu blog sozinha, mexi no tamanho das imagens, coloquei várias coisas <3 tem até um pessoal que me pede para fazer layouts hehe (já diz o de 2 blogs). Não sou profissional, mas de tanto mexer, acabei me interessando e até penso em fazer faculdade de Web Designer :)

    Adorei as dicas do seu post, principalmente esses editores ❤️ ah, e seu layout está muito lindo!

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk É bem assim mesmo! E o legal é que esse estranhamento do começo vai sendo substituído por conhecimento cada vez mais. Olha aí, você já fez layouts pra outras pessoas, uma faculdade iria ajudar muito!
      Obrigada pelo elogio!
      Beijos

      Excluir
  6. Oi, Juliana!! Eu confesso que no começo não tinha muito saco pra mexer nessas coisas, no entanto eu sempre gostei de cores e imagens, e como gosto bastante de mexer na aparência do blog, fui entendendo como esses conhecimentos são importantes. Tudo oque vc falou é verdade, fui experimentando e pesquisando ao longo do tempo e o pouco que eu sei de códigos hj foi graças a isso. A dica de ter um blog de testes é ótima pq quando a gente tá aprendendo todo cuidado é pouco, né? kkkkk Um blog que vc citou e que eu acho muito bom pra ver dicas é o da Elaine, aprendi muito por lá!
    Um beijo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, às vezes deletar parte do código estraga o template todo! Isso é muito importante! Dependendo do nível do conhecimento da pessoa ela pode achar que não tem jeito mais e desanimar. :( O site da Elaine é muito bom mesmo!
      Beijo

      Excluir
  7. mdsss, gostei demais do post <3 comecei a pouco no blog e essas dicas vao ctz me ajudar mt <3

    ResponderExcluir
  8. Que demaaaaaaaaaais! Me fez até pensar em mudar algumas coisinhas no html do meu blog *-* super útil seu post!!! Amei <3
    Nuvem de Novembro

    ResponderExcluir
  9. Quando comecei a blogar eu era muito leiga em relação a muito do que se refere a layout e tudo mais. Bem mais do que hoje hehe quando me deparava com postagens assim, super explicadinhas, era pura alegria de principiante hehe tenho certeza de que suas dicas serão muito úteis. ❤ E desejo muito sucesso com o seu novo site. Voce arrasa muito!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada ^^. Sempre é bom ajudar, até porque conhecimento é troca de saberes! Tanto eu quanto vocês aprendem juntos! Beijos

      Excluir
  10. Muito legal o post, sou +/- em html e sempre uso tutoriais pra tudo.
    Adorei todas as dicas e vou salvar no meu PC, vc recomenda algum outro editor de HTML?


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem o FrontPage que é um Editor da Microsoft e o Flash CS que eu não achei o link :/ Vou fazer uma busca e atualizo se der ok.

      Excluir
  11. Gente, que post mais amor!
    Sério mesmo.. Vai ajudar muita gente com essa nova visão do blog.
    Parabéns pela iniciativa!
    E muito sucesso! <3
    Beijão!

    www.plataformaviajante.com.br

    ResponderExcluir
  12. Aeee, fiquei muito feliz em ler que você vai abrir um cantinho para seus designs! Parabéns Ju! Todo sucesso do mundo!
    Beijos,
    www.hitsdomomento.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Clara! Agora eu preciso investir mais, mas a recompensa com certeza será muito boa! Beijão

      Excluir
  13. Olá Ju, tudo bem?
    Que post incrível! ♥ Suas dicas estão super bem explicadas e tenho certeza de que elas ajudarão muitas pessoas. Infelizmente, desde que comecei nesse mundo blogueiro, não tive muita paciência para criar layouts próprios e, sendo assim, sempre fui adepta de encomendá-los com outras pessoas. :) Hoje em dia, considero uma terapia editar temas base prontos.
    Fico muito feliz por você ter aberto um portfólio, está tudo lindo demais por lá. ♥
    Antes que eu esqueça... O seu blog está maravilhoso repleto de cores. ♥
    Beijos :*

    www.midnight-skies.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma terapia bem legal né? Obrigada pelos elogios *_____*
      Essas cores me ajudaram tanto pra animar o blog quanto para me animar hehehe
      Abraços <3

      Excluir
  14. Oi Ju! Muito legal o seu post e a sua vontade de ajudar outras blogueiras. Eu uso um layout free e às vezes quebro muito a cabeça pra alterar alguma coisa. Sempre procuro outros blogs que ensinam como acrescentar gadgets e outras coisas.
    Adorei esse colorido do seu blog!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está agindo do jeito certo Debora! É normal "quebrar a cabeça", mas é justamente dessa forma que aprendemos! Fico feliz que tenha gostado do colorido, eu também amei! Tava precisando disso na vida hehe
      Beijão!

      Excluir
  15. Valeu pelas dicas uma coisa que eu não sabia era que ter um blog teste era tão útil assim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem útil! Tem 1000 utilidades, você pode fazer seu próprio tema, editar um previamente, hospedar imagens... basta a criatividade!

      Excluir
  16. Gostei tanto do seu blog e das suas dicas que agora eu estou seguindo seu blog

    ResponderExcluir
  17. Que legal seu post, vou gostar de ler se você fizer mais posts falando sobre o assunto! Gostei que você lembrou de mencionar o "inspecionar", para quem já está acostumado a mexer com HTML/CSS usa tanto ele que nem lembra que tem gente que ainda não conhece, e ele dá uma baita ajuda hahah Ah, e para a edição de códigos, recomendo também o Sublime, ele bem levezinho e da para trocar as cores de fundo e letra dele para como achar melhor :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pretendia fazer um post mais elaborado, mas agora depois do seu comentário vou separar uns! Tem um que eu quero fazer que eu sei que vai me dar um super trabalho, mas pretendo não desanimar!
      O "Inspecionar" ajuda muito, se ele não existisse as pessoas teriam que ser "adivinhadores" de códigos hehe.
      Não conhecia esse Editor e pelo que eu vi aqui ele é muito bom! Gostei do lance da cores!
      Beijão :*

      Excluir
  18. Tudo o que eu precisava ler! Alguns dias atrás eu mudei meu layout - escolhi um template free de base mesmo, e olha, não foi nada fácil! Mas tudo é aprendizado. Favoritei aqui para quando eu precisar novamente. Muito útil Ju, obrigada por compartilhar!
    Beijos
    http://blog-mundodalua.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha sido útil <3 Imagino que de início seja complicado editar um tema já pronto porque não se tem o conhecimento, mas é justamente tentando editar por conta própria, errando e acertando, que se aprende!
      Obrigada pelos elogios! Beijããão! :*

      Excluir
  19. Depois de um tempo eu resolvi aprender a fazer o meu próprio layout, eu amo fazer isso, mas ainda estou aprendendo e melhorando cada vez mais. Vou tentando até chegar a uma identidade visual que eu olhe e diga "sou eu".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É assim que se faz! Mesmo depois de tanto tempo aprendendo, eu sempre faço muitas modificações até chegar a algo que eu realmente goste. Continue assim!

      Excluir