Creative Writing Prompts: A solução para o bloqueio criativo!


Todo blogueiro já deve ter passado pela tal fase do bloqueio criativo, onde a gente quer parar para atualizar o blog, pensar em algo para escrever e... simplesmente não nos vem nada a cabeça. Ou às vezes temos ideias, porém quando vamos passar para um rascunho ou fazer realmente algum post, nada sai legal e a gente se encontra com a única saída de deixar o blog sem atualização, afinal qualidade é melhor que quantidade não é?

Pensando em ajudar outras blogueiras, eu e as outras moderadoras do grupo United Blogs criamos um documento com dicas de sugestões de novos temas para posts, que vocês podem ter acesso visitando o grupo e solicitando participação. E numa dessas sugestões a Luly indicou o site inglês Creative Writing Posts, o qual eu amei e logo pensei em apresentá-los a vocês.

Não encontrei uma tradução em português que definisse o que são "Writing Prompts", mas pelo nome do site já dá para se ter uma noção de que envolve criatividade e escrita. Segundo o site Conexão Autor com Rozine Aline os Writing Prompts contém tópicos muito usados para escritores como exercícios onde se busca o estímulo a criação de novas histórias, iniciando então um processo criativo. Podemos encontrar vários estilos de Writing Prompts, que podem ser uma simples palavra, uma frase, uma pergunta, uma imagem, etc. Para entender melhor, vamos conhecer o site:



Nota-se pelo design da página que é um site antigo - criado em 2003, mas seu conteúdo permanece útil. A partir da própria descrição do site entendemos que seu objetivo é usar os writing promtps para criação de histórias, poemas e outros tipos de segmentos onde você pode usar a sua imaginação. No site você encontra 346 writing prompts, ou seja, 346 ideias para criação de novos posts. Agora não tem desculpa para deixar o blog sem post novo. õ/ 

2. Escolha um writing prompt e escreva seu post!

Os writing prompts vão guiar e orientar o leitor à criação de uma nova história, que pode servir de base para a criação do seu post. Basta passar o mouse por cima de cada número e um balão de mensagem contendo o prompt correspondente aparacerá:


Abaixo alguns *writing prompts que eu gostei e separei para mostrar a vocês:

1- Feche seus olhos. Pense em um objeto que está na sala e foque nele. Sem abrir seus olhos, tente recordar o máximo de detalhes que você sabe sobre esse objeto. Depois de 3 minutos ou próximo disso, abra seus olhos e escreva tudo o que você sabe sobre esse objeto sem ter sequer olhado para ele.

2- Uma figura vale mais que uma página em branco. Abra um álbum de fotos e escolha a 14ª foto. Observe a foto por 2 a 3 minutos e durante 10 minutos escreva todos os sentimentos que aquela fotografia provocou em você.

281- Liste 9 boas razões para se terminar um casamento.

216- Faça um texto sobre o ponto de vista da última árvore que restou em uma floresta.

220- Escreva uma história baseada nesse enredo: Pais ajudam seu filho a fazer as pazes com sua namorada.

89- Liste 7 experiências marcantes da sua vida. Então escreva sobre cada experiência nos próximos 7 dias.

107- Qual o seu maior medo?

346- Use as seguintes palavras para criar uma história: estudante universitário, papel amassado, trem, laptop.

218- Liste 13 boas razões para se aprender uma nova linguagem.

194- Complete a afirmação: "Eu andaria mil quilômetros por um _____________________" e continue a escrever sobre isso.

113- Comece com "Hoje eu vou..." e escreva sobre isso durante 10 minutos.

126- Descreva um mundo perfeito.

*alguns foram adaptados para serem apresentados de forma mais objetiva.

Certamente pelos writing promtps que separei acima já dá para entender como funciona o site. Você encontra muito mais acessando o mesmo, afinal, são 346 ideias para você conhecer. O único ponto negativo que eu posso ressaltar do site é que ele é em inglês, o que pra mim e para quem compreende a língua não é uma dificuldade, entretanto dúvidas e incompreensões podem ser empecilhos para outras pessoas. 

Eu curti muito o site e já estou pensando em selecionar alguns prompts para fazer futuros posts, e vocês o que acharam? Eu particularmente me surpreendi, porque vi que a criatividade para novos textos pode ser mais acessível e fácil do que a gente imagina. Beijos <3

comentário(s) pelo facebook:

40 comentários

  1. Não consigo nem imaginar esse 281 kkk deu foi uma dor no coração.
    Eu adoro esses sites que dão ideias pra escrever. Nesse você escolhe, mas tinha um que fazia um sorteio e era bem legal rs Também tem alguns tumblrs atuais cheios dessas ideias. Adoro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrs, quando casamentos não são recíprocos e possuem dificuldades extremas é fácil listar os motivos para um término, ainda que o fato em si seja triste.
      Ah, fiquei curiosa por esse site de sorteio agora! Tem muita coisa legal por aí e a gente nem sabe. Beijão

      Excluir
  2. Adorei a dica! Tem semanas que eu eu estou super criativa e quero falar sobre mil coisas. Aí tem outras que nada vem a cabeça. Nada melhor do que ter algumas ideias sobre o que escrever. Não conhecia esse site e já vou salvar nos favoritos, para o caso de ocorrem momentos como esse de novo.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compreensível né? Faz parte hehe
      Espero ter ajudado. Beijos

      Excluir
  3. Respostas
    1. Quando eu conheci ele eu tive certeza de que iria ser de grande ajuda! õ/

      Excluir
  4. Seu post vai me ajudar muito nos meus dias de bloqueio! Que não são poucos hahaha. Ainda não conhecia o site e adorei a dica!
    Abraço!

    www.crisedosvinte.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Janeise, espero ter ajudado com a indicação! Beijos

      Excluir
  5. nossa vlw pela dica, vai me ajudar bastante. bjss

    ResponderExcluir
  6. Olá Juliana!
    Que interessante, eu ainda não sabia sobre essa técnica! Por isso eu amo blogar, eu amo a blogosfera, porque eu sempre aprendo algo novo, algo que acrescenta e que nos faz evoluir no que fazemos! Amo esses processos! Amei a postagem :)
    Beijos!

    Blog Senhorita Deise

    Instagram

    ResponderExcluir
  7. Como diz a galera pelas internets afora: "Amo o Creative Writing Prompts e vou defendê-lo"! Não é atoa que indiquei no grupo e continuarei indicando para sempre, esse site só me rendeu textos bons até hoje!
    Eu defini que tenho que escrever 25 até outubro de 2018, mas do jeito que a coisa anda acho que vai ser muito mais que isso, dá vontade de colocar TODOS ELES em prática, isso sim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Luly! Realmente é uma ferramenta incrível e bem interessante ver que ele está te ajudando tanto assim. Alguns eu nem gostei tanto, mas em geral as ideias são bem criativas como o próprio nome diz :)

      Excluir
  8. Arrasou nas dicas CTZ que vou bota-las em pratica amei

    ResponderExcluir
  9. Adorei sua ideia, sério! Ainda não conhecia e amei! Valeu!
    Abraços!

    www.somenteonecessario.com

    ResponderExcluir
  10. Que post incrível! *-*

    Essas "dicas" foram maravilhosas e esse site chegou na melhor hora possível! Eu adorei <3 muito obrigada por indicar (seus posts são sempre um amor).

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah, que bom ler isso Luana! Obrigada pelo elogio <3. Espero ter ajudado muito, sempre é bom ajudar os outros e compartilhar novas ideias! Beijão

      Excluir
  11. Que genial! huauaha
    Isso com certeza vai ajudar muitos blogueiros!
    Parabéns pro esse achado.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  12. Eu adorei o post quando eu estou sem idéias do que postar eu ouço uma musica ou vejo um filme faço crochê mais curti muito a sua sugestão obrigado por compartilhar a dica vai me ajudar muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Nunca pensei nisso, sempre me surpreendo como é bem mais fácil sair do bloqueio criativo, pra quê se desesperar hehe. Espero ter ajudado e eu também aprendi coisas novas com você, como se distrair com outras atividades e deixar a inspiração vir de forma natural! Beijão

      Excluir
  13. Nossa que legal. Muito boa as dicas, eu sempre tenho uma semana pique de criatividade então nessa semana anoto o máximo de temas para publicações possível, assim quando fico sem idéias, vou em meu caderno de idéias e pego a que mais me agrada. Ler fóruns, notícias e revistas do meu nicho abre muito minha área criativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom mesmo! Penso assim também, mas a preguiça e outras tarefas me impediram de me dedicar tanto! Vou ver se faço diferente nas férias. Ler mais, se informar e ter um caderno de anotações é super válido! Beijão

      Excluir
  14. Que interessante esse site! Esses que você listou são bem legais para exercitar a escrita e a criatividade e assim ter boas ideias de post. Hey também participo desse grupo hehehe. Quando estou sem ideia eu pergunto pro namos o que ele acha que eu deveria escrever- e ele lembra de zilhões de coisas que eu gostaria de escrever hehehe.
    Beijos
    dezoitoemponto.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que seu namorado te ajuda tanto! Sugestões de novos posts e ideias estão mais próximas de nós do que imaginamos. Eu gostei do site, quero conhecer outros também. Quanto mais ajuda melhor õ/
      Beijos

      Excluir
  15. Que site maravilhoso!!!
    é muito bom para mantermos não só o blog, mas nossa mente sempre inspiradora..
    Adorei <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Quando eu estiver no fundo do poço da falta de inspiração vou recorrer a ele hehe
      Beijos!

      Excluir
  16. Gostei muito do post! Vou testar o site e as dicas, estou passando por um momento desses rs

    Sucesso,
    Www.falandoemturismo.com

    ResponderExcluir
  17. Eu adorei essa dica! Ultimamente eu tô com dificuldades pra escrever por estar focada em outras coisas, então quando finalmente tiro um tempo pra sentar e escrever, eu travo. Vou dar uma olhada nesse site e ver se ele consegue me ajudar ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que como seu blog é mais de leitura, escrita de textos literários, vai ajudar muito! Eu já consegui ter ideias a partir dele!
      Beijão

      Excluir
  18. Que lindo! Adorei a indicação, sério. <3
    Estou no United, mas não tinha visto esse site... Esses dias mesmo estou tendo dúvidas e um certo bloqueio. Vou entrar no site. Acho que ele vai ser útil, afinal, com quase 350 ideias pra gente, não tem do que reclamar, né? hahah
    No caso de ser inglês, eu acho que mesmo pra quem não sabe, dá pra usar um tradutor ou algo assim. Não dá pra perder essa chance! hehe

    Beijos! :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, é muita ideia hehe. O lance é você achar algo que goste, que se encaixe com o que você gosta de escrever ou até mesmo fazer uma adaptação a partir das ideias que ele dá.
      Algumas pessoas comentaram que o fato de ele ser em inglês dá uma certa insegurança, mas nada que não se possa superar né? Como o site usa um script para aparecer as dicas, elas não são traduzidas nos tradutores on-line, mas um dicionário resolveria!
      Um beijo!

      Excluir
  19. Super amei a dica...Já está anotado e vou logo ver e usar rs De vez em quando vem aquela perguntinha "O que vou escrever hoje?" E a resposta ao inves de vir junto não vem essa chata kkk..Super útil mesmo, amei rs
    Beijo

    Momento com Thaisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também amei assim que soube!
      Super comum e chato isso né? Mal sabe a gente que a inspiração para escrever algo pode estar mais perto de nós do que a gente imagina! Com esse site aprendi que dá para ser criativo apenas observando o que está em nossa volta ou soltando a imaginação!
      Fico feliz que tenha gostado.
      Beijo!

      Excluir