SOCIAL MEDIA

16/06/2016

Viver de verdade: Você vive?


Quem me acompanha já deve ter reparado que o layout do blog mudou. Encontrei os serviços da Webdesigner Juliana Fonseca e fiquei pasma como temos tantas coisas em comum (apenas mesmo nome, mesma cidade, mesma graduação, mesma paixão por Webdesign e vontade de deixar a Biologia de lado para se dedicar ao mundo do Design Gráfico), rsrs. Este template é free e você encontra no site dela :).

Não é de hoje que venho pensando em respeito à vida. São tantas tarefas para se fazer durante um único dia, tantas coisas mal resolvidas e acumuladas, um cansaço que cada dia mais aumenta e a sensação de dever não cumprido por não saber administrar o tempo. O stress parece ser mais visível e incomoda bastante.

Diante disso tudo, a visão do futuro está sempre batendo na porta: "Olha, você precisa fazer isso amanhã de tal horas", "você vai fazer isso pra poder ter isso", "ainda não está bom, faça isso" e tantas outras coisas. É aquela história de você estudar pra ter um emprego, ter um emprego pra ter tal conquista, trabalhar ainda mais para conseguir comprar ainda mais itens, e prosseguir até nunca alcançar o suficiente.

Nesses pensamentos não focamos no presente, mas num futuro que nos é incerto. Se o presente não é vivido por excesso de futuro e se o futuro tende a ser uma extensão das atividades que estamos fazendo no momento presente, então em que parte do tempo haverá uma pausa para se viver de verdade? 

A gente tende a cogitar que está tudo garantido. Ou quase, porque precisamos nos dedicar muito para alcançar o que queremos. Mas diante da correria da vida, esquecemos que a mesma é um sopro. Que a vida envolve muito mais do que focar apenas nos nossos sonhos carnais e materiais. Envolve olhar para as pessoas que amamos e estar perto delas. Envolve além de termos um emprego que nos ofereça dinheiro, um emprego onde podemos trabalhar com amor e nos dedicar a algo que realmente gostamos.

Esquecemos que o ódio, o rancor, as mágoas, a inveja, os sentimentos de vingança não nos leva a lugar algum, senão à nossa própria destruição. Esquecemos que a vida é só uma. Esquecemos que não sabemos o que nos vai acontecer no dia do amanhã. E a vida não gosta de ser desperdiçada. Ela é um dom e você precisa retribuí-la de forma justa. Sorrindo mais. Agradecendo mais, isso é muito importante.

Não tenho tudo o que quero. Acredito que você também. Mas alcancei coisas que há quatro anos atrás eram meu maior sonho. Passava todos os dias sonhando em estar onde estou, mas, passados os dias, foram poucos os que parei para reconhecer a preciosidade que me foi dada e agradecer por ela. Estamos preocupados com tantas coisas fúteis, efêmeras, ou que sempre vão estar por aqui. Mas esquecemos que muitas das coisas que precisamos para ser feliz estão ao nosso alcance, necessitando de alguns gestos simples e a negamos totalmente. Só reconhecemos tudo isso quando lidamos com um tapa na cara da vida e presenciamos sofrimento, angústias e o arrependimento por não termos agido de maneira diferente.

Há muito mais felicidade em fazer o bem para as pessoas que amamos e para as que não temos um vínculo tão próximo assim. Há muito mais felicidade em se fazer o que se gosta e abrir mão de oportunidades que não nos farão bem e seguir o que nosso coração sabe que é melhor para nós. Com certeza, vale muito mais a pena viver e ser feliz fazendo o nosso bem e o bem para as pessoas que nos rodeiam do que em abandonarmos nosso verdadeiro "eu" para sermos o que o outro quer que sejamos e nos rendermos a pensamentos de acepção de pessoas e coisas do gênero.

Parece utopia, mas não é. São apenas escolhas. Escolhas que fazemos todos os dias. Os dias parecem fardos porque escolhemos "sobreviver". Você vive ou apenas sobrevive?  

comentário(s) pelo facebook:

18 comentários :

  1. Várias vezes me passa essa pergunta pela cabeça, e sabe a resposta? Nem eu sei. =/

    Memórias de uma Guerreira

    ResponderExcluir
  2. Que amor de texto! Sempre penso nisso e tento focar o máximo no presente... afinal, é no presente que se vive né? Não quero chegar a uma certa idade e pensar que eu não vivi porque estava esperando ter algo (um diploma, uma idade, uma coisa x..)
    Beijos, amei o layout (e esse background de tijolinhos? Que amor!!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada <3
      Isso mesmo! Se arrepender e depois ver que as oportunidades foram perdidas é uma lástima para qualquer um.
      Que bom que gostou do lay ^^ Logo quando achei esse bg sabia que teria que usá-lo :D

      Excluir
  3. Que texto lindo, mesmo esgotada, cansada na rotina, sem saber onde chegar... Eu vivo!
    Faço coisas que gosto e com amor, já vale!

    www.cantinhob.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal ler isso! Realmente, dedicar nosso tempo com as coisas que gostamos e amamos dão sentido a nossa vida <3

      Excluir
  4. Uma ótima reflexão, muita gente apenas sobrevive e deixa de viver. A vida é uma só, você só tem uma chance!
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  5. AMEI seu texto, porque gosto muito desse tipo. Que parece ser escrito da alma, de fora..
    Eu já saobrevivi muito, mas comecei a viver... viver sem me prender À pessoas e lugares. Conhecer o novo, viajar e curtir.
    AMO

    Beijos..
    www.dreamsam.wordpress.com ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo seu comentário <3
      Gostei de tudo o que você falou, viver tudo isso dá um ânimo e tanto!
      Beijos

      Excluir
  6. Juliana, sabe que vira e mexe eu me faço essa pergunta?! A vida é uma só e as vezes acho que deveria estar vivendo mais e "sobrevivendo" menos, ou seja aproveitando mais. rsrs

    http://www.senhoritamarmelada.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sensação de não estar aproveitando é muito ruim né? Quero reverter isso!

      Excluir
  7. Muito bom. O segredo da vida é mesmo viver e aproveitar cada momento, porque nunca sabemos como será o dia de amanhã, se ainda estaremos vivos... É importante dar valor a cada coisinha que aos olhos de outros parecem sem valor. Confesso que passava muito tempo pensando no futuro sem aproveitar o que eu tenho no momento, e felizmente consegui mudar esse pensamento depois de algumas circunstâncias. Então hoje posso afirmar que eu vivo sim :)
    Beijo!

    Laflorando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, nunca sabemos o que o amanhã nos espera! Todos os momentos que passamos são valiosos por mais singelos que sejam. Que bom que você mudou seus pensamentos!
      Beijão

      Excluir
  8. Seus textos são lindos *_*
    De vez em quando eu sinto que minha vida está no automático, que todo mundo está andando pra frente e eu seguindo o fluxo. São dias muitos ruins esses...
    Nessas horas eu tento tirar um tempo para fazer coisa que eu gostaria de fazer, só pra sentir que eu estou vivendo minha vida de novo e que ela não se tornou um uma rotina chata. :) é até bom.
    Vamos seguindo em frente, aproveitando cada coisa ❤️
    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada *______*
      Imagino o quão ruim sejam esses dias. Sempre é bom fazer o que se gosta!
      Beijão

      Excluir
  9. Adorei o texto, me fez refletir bastante! Nunca sabemos o dia de amanhã então temos viver todos os dias como se fosse o último ♥ Beijão!

    http://www.sorrisosnooutono.com.br/

    ResponderExcluir