SOCIAL MEDIA

21/06/2016

Biologia x Internet: As mentiras que rolam na rede

Pra quem não sabe eu curso Ciências Biológicas, então eu tenho prioridade para falar sobre um assunto que me incomoda: a divulgação de ideias, definições e pensamentos errôneos sobre o conhecimento científico, principalmente relacionados às Ciências Naturais.

Enumerei alguns pontos, são eles:

1. "QUANDO EU ERA UM ESPERMATOZOIDE..."



Primeiramente: ninguém nunca foi um espermatozoide. O espermatozoide é um gameta masculino, logo, é apenas a célula reprodutiva responsável por levar uma parcela (metade) das informações hereditárias proveniente do conjunto gênico do pai. Informações estas que vão possuir pequenas variações em cada espermatozoide, considerando as trocas gênicas ocorrentes nas fases de gametogênese, a diversidade do material genético hereditário e as etapas de divisão celular em si.

Somos o resultado do desenvolvimento da célula proveniente da fecundação, o encontro dos gametas masculino (espermatozoide) e feminino (o óvulo). Nunca fomos um espermatozoide ou um óvulo, mas sim, seguindo o raciocínio agora correto dos tais memes, uma célula-zigoto nas fases iniciais do nosso desenvolvimento embrionário.

2. "O HOMEM VEIO DO MACACO..."


A teoria da Evolução feita por Charles Darwin nunca afirmou que o homem "veio" do macaco. As pessoas distorcem tudo, principalmente as leigas e religiosos de mente fechada, e repassam a ideia de que havia um casal de macacos e puft!: Eles cruzaram e deram origem ao homem como conhecemos hoje, hahaha.

Nós, representantes do homem moderno, subespécie Homo Sapiens sapies, possuímos semelhança genética gigantesca com os macacos e demais primatas, por isso estamos na mesma Ordem (a dos primatas), por exemplo, e também muito próximos na nossa árvore filogenética  / evolutiva. Isso acontece porque somos descendentes do mesmo ancestral comum.


A evolução não ocorre de forma linear, mas de forma ramificada, como os galhos de uma árvore. A partir desse ancestral comum, surgiram as linhas evolutivas que resultaram, por um lado, nos gorilas, e por outro, nos chimpanzés e os homens, que também se diferenciaram resultando, no decorrer do tempo e conforme os processos de especiação,  nas espécies que conhecemos hoje.

Nos tempos atuais observamos os primatas modernos, são estes: os macacos do Velho Mundo, do Novo Mundo e os Hominídeos. Os primatas e outras espécies ancestrais obviamente já foram extintos e os que vemos hoje são as espécies resultantes do longo processo evolutivo que seus ancestrais passaram. 

3. "SÓ EXISTE XX E XY..."


Para mim esse é um assunto muito chato, comumente tocado nos dias de hoje, principalmente em comentários homofóbicos e usados contra a ideologia de gênero, por exemplo.

Hoje se tornou frequente na internet observar pessoas, muitas delas que mal estudaram Genética por sinal, afirmarem que "XX é mulher, XY é homem e isso nunca vai mudar", com a intenção de ofender ou criticar uma pessoa transgênera. Vou comentar 3 coisas:

1- A genética é surpreendente e possuímos inúmeros casos de variações hereditárias. Nem todo indivíduo homem vai ter seu sexo determinado por possuir em seu cariótipo os cromossomos sexuais "XY" e nem todo indivíduo fêmea vai apresentar em seus cariótipos os cromossomos sexuais "XX". 

Nos casos de alterações cromossômicas conhecidos como aneuploidia identificamos indivíduos fêmeas com um cromossomo X a mais (46AXXY), um cromossomo X a menos (44AX0), assim como casos entre indivíduos homens que, por exemplo, podem apresentar em seus cariótipos dois cromossomos Y, sendo então XXY e dois cromossomos X, sendo então XXY, contrariando a falácia de que "todo homem é XY".

2- A ideologia de gênero e a determinação do gênero vai além de informações genéticas e do sexo biológico.

3- A realidade de uma pessoa e a vida dela não é algo que você tenha que julgar ou ao menos seja do seu interesse

Acho muito engraçado que muitas pessoas usam falas sobre "XX e XY" para criticar pessoas transgêneras e/ou homossexuais, porém quando se deparam com uma pessoa morena que pintou os cabelos de loiro nunca comentam: "Ah, mas seu genótipo vai continuar tendo os genes com a informação para a cor de cabelo preto, você não pode mudar isso"; ou quando passam muito tempo ao sol para ficarem com a pele bronzeada jamais pensam que "o fenótipo para a cor de pele agora se apresenta com uma coloração mais escura, porém a informação genética para a produção de melanina não foi alterada".

Por que a vida dos outros, principalmente no que se refere à sexualidade, incomoda tanto a certas pessoas? Jamais vou entender!


Bem, já presenciei outros casos absurdos na internet, como de religiosos que em pleno século XXI, em alguns comentários no Facebook criticando a teoria da evolução, afirmaram que "o bebê possui seus ossos formados do nada", ou seja, desconhecem que durante a alimentação pelo leite materno e por outros alimentos a criança consegue obter nutrientes úteis ao seu crescimento, resultando na formação de músculos, sangues, ossos, cérebro, etc. Fora outros casos cômicos até, como o de uma mulher que postou foto com seu filho e soltou a pérola: "E pensar que eu quase te engoli" (considerando que seu filho era um dos espermatozoides presentes no... bem, vocês entenderam).

Espero me deparar com menos casos assim no Facebook, nas outras redes sociais e na vida!

comentário(s) pelo facebook:

34 comentários :

  1. Amo posts assim. Posso não entender tanto de biologia, mas é tanta besteira que a gente lê na internet que olha, dá desgosto.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  2. Hahahahha que post malucoooo (do lado bom)
    Biologia pareceu ser legal❤️❤️ Parabens pela criatividade na hora de lidar com termos serios. Post chamativoooo e como comentarao bem diferente do que vemos e queremos desver. Mas em fim, parabens pelo blog ❤️ Leva jeito para o assunto hahaha bjs linda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maluco de um jeito legal, foi muito bom escrevê-lo <3
      Biologia é lindaaa demaaais, fico muito grata por todos os elogios.
      Beijão <3 :*

      Excluir
  3. Adorei teu post! Muito esclarecedor e ainda me lembrei da pesquisa que fiz recentemente com meu filho sobre a Teoria da Evolução, usei a mesma imagem.rsrs As pessoas distorcem muitas as coisas, falam sem saber e criam uma confusão danada. Darwin eu lembrava mas acabei sabendo sobre outras teorias de evolução que não foram tão famosas, mas também criaram um alvoroço danado na época.
    Parabéns pelo post, vamos abrir a mente das pessoas não é??? rsrs
    bjs
    www.pilateandosonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que legal <3 Sempre é bom buscar conhecimento, legal você ressaltar que na época também criaram um alvoroço, justamente porque as pessoas não abrem sua mente para o novo e para a realidade.
      A minha parte eu estou tentando fazer, mas é preciso que essas pessoas estejam dispostas a aprender, porque é cada mentalidade viu rsrsrs
      Beijão

      Excluir
  4. E não é que eu amei essa publicação?
    Muito bom para abrir a cabeça de algumas pessoas hhahaha
    eu fico tentada a comentar nos memes postados do facebook, mas evito estresse..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou assim! Evito me estressar, mas tem coisas que eu não aguento e vou lá e faço meu textão rsrs.
      Beijo

      Excluir
  5. Bem bacana suas explicações, quanto a última, eu super concordo. Tem muita gente de mente fechada por aí querendo colocar regra onde não tem o que ser colocado rs. E quanto a evolução, ainda fico na dúvida quando me falam de termos vindo do macaca. É estranho, não é? Se parar para prensar, não há lógica nenhuma nisso rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mente fechada é um problema e tanto. Sinto pena de pessoas assim!
      Sim, não há nenhuma lógica, principalmente no uso do verbo "vir".
      Beijos

      Excluir
  6. Eu simplesmente AMEI seu post! Amei, amei, amei, amei e continuarei amando! Achei incrível você ter quebrado alguns mitos e ainda por cima ter dado um show de humanidade pra ver se algumas pessoas não largam certos preconceitos. Sempre que vejo esse post do XX e XY na timeline (ou melhor: via, não tenho mais pessoas que postam essas coisas) me dava raiva não só pelo argumento esdrúxulo, mas também por a pessoa sequer ter pesquisado antes de argumentar, já que a gente aprende que não é assim que as coisas funcionam ainda na escola.
    Mas tem cego que não quer ver... Enfim, arrasou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awwn, quanto amor <3 Será que mereço tanto? ^^
      Que legal você excluir do seu vínculo pessoas assim, existem algumas divergências de opiniões e pensamentos que é saudável você conviver com elas, mas tem umas que não dá de jeito nenhum!
      O que falta nessas pessoas, além de humanidade, é conhecimento!
      Um beijão :*

      Excluir
  7. Ah, que legal! Também curso Bio e a pior de todas é sobre a evolução. Quer ver quando eu digo que "você na realidade é mais parecido geneticamente com um macaco do que com a sua namorada" as pessoas ficam "QUE???" HAHAHAHAHA umas das milhares coisas legais de fazer bio é isso!

    Sucesso! Beijos, Menina Borboleta.

    http://meniborboleta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk, imagino a cara das pessoas! Informação é tudo!
      Sempre é legal conhecer blogueiras que tem a mesma formação que eu :)
      Beijão

      Excluir
  8. Melhor post hahaha *_*
    Tem muito gente que compartilha coisas internet a fora sem nem saber do que está falando o.O cansa!
    Beijos ❤️

    ResponderExcluir
  9. Ri muito com esse finalzinho hahah. Eu estudei genética só pra passar na fuvest e bem, isso mesmo o cromossomo não vai determinar a preferência sexual da pessoa e essas anomalias genéticas são na verdade sindromes ruins não? Tipo aquelas (nao lembro o nome) que o menino é super alto e com os membros esticados, sempre tem uma alteração ruim ter tipo 3 cromossomos não? Mas no caso de que citou sobre orientação sexual tá certinha, adorei. Só olha, não é só religioso que faz isso não - alías tem religiosos mais inteligentes e que não repetem essas merdas- tem muito ateu falando bosta tbm ahaha
    Eu também passo muito nervoso na rede quando as pessoas começam a xingar modos de falar, gramáticas, escritos, textos, gírias, e tudo com muito preconceito, e eu que estudo letras tenho que respirar fundo pra não escrever uma redação explicando tudo as pessoas hahaha.
    dezoitoemponto.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas anomalias genéticas cromossômicas podem condicionar síndromes, mas não existem "síndromes boas" ou "síndromes ruins", ou é síndrome ou não é. O que eu quis levantar no post foi que nem sempre homens e mulheres terão geneticamente a presença única e exclusiva dos cromossomos XX e XY, e o fato de tais casos exemplificarem aneuploidias (síndromes), como eu mencionei, não quer dizer que o texto está errado, muito menos que tais pessoas preconceituosas estão certas em agir como tal, e sim, afirmar que todo homem é XX e toda mulher é XY é uma falácia, porque nem todo o homem ou nem toda a mulher vai apresentar essa composição em seu genoma e o fato de possuírem síndromes não os diminuem como homem ou mulher e as características que essas pessoas apresentam não afetam diretamente na sua vida no quesito sobrevivência a ponto de serem afirmadas como "ruins e totalmente negativas", ao contrário de outras que são incompatíveis com a vida. Pessoas com síndrome de Down apresentam trissomia do cromossomo 21 e isso não é necessariamente um fator ruim, até porque a condição delas a faz pessoas especiais e únicas, e certamente ter filhos assim são uma benção. Mas entendi o que você quis dizer. Não afirmei nada sobre religiosos como uma generalização de verdade, por isso que o que eu escrevi no texto foram exemplos.
      Também me seguro muito para não fazer texto, mas quando vejo que realmente eu preciso fazer, eu faço, rsrs.
      Beijo

      Excluir
  10. Achei ótimo você abordar isso, sou farmacêutica e pesquisadora e canso de ver essas bobagens pela internet. Esse exemplo do cabelo eu sempre uso pra justificar o meu ser roxo (nada a ver mas lembrei hahaha) Enfim, falta muita coisa em relação a educação em ciências no Brasil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema são as pessoas, rsrs. Deve ser muito chato ter que ficar explicando sobre o seu cabelo o tempo todo né? Imagino.
      Beijão

      Excluir
  11. Seu post tá super completo, dá pra entender muito bem o que você quer dizer.
    Eu também não entendo porque as pessoas insistem em falar do que não sabem. Por exemplo, a maior parte das coisas que você disse eu ainda não aprendi, e justamente por isso não saio compartilhando nada sobre o assunto.
    Enfim, acho meio difícil a gente se livrar dessas coisas, mas a esperança é a última que morre, né? hahahah

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal seu ponto de vista! Quem dera se todas as pessoas pensassem assim, leríamos menos bobagens!
      Vamos manter a esperança, rsrs.
      Beijos

      Excluir
  12. gente que post maaraa!! eu sempre achei que tinha coisa errada quando o povo compartilha essas coisas hahaha achei seus pontos super bons, primeiro que mostrou o poder do conhecimento e do estudo, e principalmente tirou alguns preconceitos! Agora esse do xx e xy, palmas pra você!!!! eu estou com você, nunca vou entender o porque desse incomodo, quando se refere a sexualidade, isso me deixa muito triste. Obrigada pelo post cheio de poder!!!

    Beijos :*
    japona.mairanamba.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awwn, que linda <3
      Falar sobre isso, ver pessoas comentando bobagens, difundindo o preconceito, me dá uma raiva enorme e o que eu puder fazer para evitar isso eu vou fazer!
      Viva ao poder, haha
      Beijão

      Excluir
  13. Realmente as pessoas não sabem sobre determinado assunto, mas sempre querem falar mesmo assim. Na parte da evolução eu nem consigo comenta, porque até hoje não sei os nomes dos ancestrais e nem a ordem da evolução haha
    Mas a parte da genética é a minha favorita, e fico muito chateada que algumas pessoas querem usar a questão genética para TENTAR camuflar o preconceito deles, porém, mal sabem eles que mesmo assim estão errados! Parabéns juh, o post ficou incrível e muito informativo.
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Genética é um amor <3 É muito chato ver gente que sequer sabe o que é um gene dominante ou recessivo ousar falar de genética com autoridade, e o pior, fomentar preconceitos. Eu fico muito chateada!
      Fico feliz que tenha gostado <3
      Beijão

      Excluir
  14. Quase não li teu post por pensar que era bobagem se estressar por causa de algumas piadas mas depois vi que não eram só piadas.
    Adorei tua explicação sobre a evolução e todo o resto. Inclusive adorei a imagem que usou no caso XX e XY (esse meme eu não conhecia, mas beira a estupidez!).
    Agora o finalzinho... hahahaha não tem como não rir né?
    Me declaro apaixonada por esse post. Parabéns!

    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrs, mas tem situações que são o cúmulo viu?
      Estupidez mesmo, não suporto quando o vejo.
      Sim, gostaria mesmo que não fosse verdade, a gente se surpreende com as ideias do povo kkkkkkkkkkk
      Beijos! :*

      Excluir
  15. Da série "se está na internet, é real' hahahah Adorei o post, muito esclarecedor. Tem cada coisa que o povo fica espalhando né..
    boa semana :)

    Red Behavior

    ResponderExcluir