Ser Fitness: Por saúde e não por moda!


Olá blogosfera, este é o primeiro post do blog! :P

Então, pra começar vou falar de um assunto que veio interferindo muito na minha vida estes últimos anos: Atividades Físicas.

Até os 18 anos eu não praticava nenhuma atividade física regularmente. Sedentária propriamente dita eu não era porque de um jeito ou de outro eu naturalmente fazia caminhadas ou corria: tipo ir várias vezes a algum local do outro lado da rua ou correr atrás de ônibus. Tentava dançar também, mas tudo isso sem nenhuma orientação ou práticas definidas.

Em 2015, depois de passar diariamente pela combinação universidade + curso técnico + projeto da universidade, e me sentir extremamente cansada ao entrar num ônibus às 07 da manhã refleti: tem alguma coisa muito errada! Percebi que sou muito nova para me sentir tão indisposta e que não precisava de uma rotina tão exaustiva. Precisava me abdicar de tanto estudo e trabalho para cuidar da minha saúde.

Eu não dormia bem.

Eu não me alimentava bem.

Eu me sentia fraca.

Eu estava indisposta frequentemente.

Estava dentro do IMC (Índice de Massa Corpórea) mas... Eu sentia que precisava definir mais meu corpo, sentia que precisava ter mais massa magra, estar mais em forma e saudável, já que me sentia mais fraca do que deveria ser.

Então comecei a fazer musculação!

Olha a cara de iniciante que tira foto no espelho da Academia:



Agora vamos aonde eu quero chegar...

Muitas pessoas hoje em dia se sentem insatisfeitas e deprimidas com seu corpo a ponto de fazer coisas absurdas, sofrerem bullying e se entristecerem bastante por conta disso. Eu já não tinha mais complexo em relação ao meu corpo, mas sabia que eu podia ser uma pessoa mais forte.

Então, já que eu não posso ir à academia com frequência a ponto de focar na definição do meu corpo em si, porque se eu pudesse eu me dedicaria mais sim, e também não queria criar em mim alguma obsessão pelo meu corpo como acontece com algumas pessoas, me certifiquei do seguinte:

Vou procurar fazer musculação por motivos de SAÚDE. Meu foco é a SAÚDE. Me alimentar bem, comer bem, me sentir disposta, ter um corpo mais resistente, estar mais em forma. E o resto vem. Logo, me preocupo no fazer, no fazer certo e nas condições certas, porque a definição do corpo vem como consequência.

Por que eu afirmei isso? Porque não queria entrar na onda do "ser fitness para se amostrar", "para se comparar com o corpo de fulana", "para ficar bombada a ponto de deformar o corpo". Vivemos hoje infelizmente numa sociedade muito fútil. Então quero fugir de pensamentos assim.

Mas o problema é que a mesma sociedade tem pensamentos ignorantes. Por exemplo:

  • Eu conto para uma colega que vou para a academia e ela responde: Viciou foi
As pessoas pensam que musculação é para quem é obcecado pelo corpo! Não, não, musculação é uma atividade física como qualquer outra, e se a pessoa se sentir apta e gostar de fazê-la e quiser inserir-la como hábito físico em sua vida, ela está corretíssima! Ser sedentário é que não é uma boa.

  • Eu conto para um cara que eu faço musculação. Ele, como não faz, se intimida ao ver uma mulher praticando essa atividade e ele não, e tenta menosprezar.
É chato porque não tem nada a ver isso. Desde quando musculação é algo só para homens ou para intensificar a masculinidade de alguém? Por que não pensar "Que bom, ela se cuida!"?

  • Eu conto para a pessoa que faço musculação por saúde e ela debocha dizendo que musculação deve ser feita só visando a aparência!
Esse é o absurdo dos absurdos! É claro que toda pessoa que faz alguma atividade física pensa em melhorar, ter um corpo mais saudável, melhorar a auto-estima, etc etc. Mas... levar as atividades físicas para o único pensamento de que são feitas para enaltecimento do corpo, encaixe das pessoas nos padrões da sociedade, ou outras futilidades, está tudo errado!

Vale ressaltar que cada pessoa tem seu objetivo: Alguns fazem porque o médico recomendou uma atividade física, outras porque se sentem magras demais e querem aumento da massa magra, outras porque são atletas, outras porque trabalham com fisioculturismo, e muitos outros casos. Não existe um objetivo padrão.

Engraçado que quando falei para tal pessoa que eu fazia musculação por saúde, simplesmente por ela não fazer com esse objetivo e sim por aparência (sim, era um desses caros 'bombados'), ela disse que eu estava com o pensamento errado e que eu devia fazer outras atividades, como correr e ginástica, mas que fazer musculação por saúde não tinha lógica. Aí eu a respondi com algumas vantagens que a musculação traz para saúde (aceleleração do metabolismo, melhor condicionamento físico, melhor atividade cardíaca, melhor resistência, mais circulação de endorfina no corpo, entre outros).

Simplesmente o cara levou pro lado pessoal e soltou: "Olha, eu fiz dois períodos de Educação Física mas tranquei, mas a musculação tem o objetivo de ganho de massa, mi mi mi...". Sim, querido, isso é óbvio, mas por que a musculação não pode ser tida com o objetivo de melhorar a saúde? A Educação Física agradece por você não se formar nessa área. U.u

E como eu estou hoje? Estou melhor do que fui ontem! Minha rotina agora é combinada com universidade + projeto da universidade + blog + musculação + ginástica + dança.

Por mais que não consiga ir à academia todos os dias por conta das minhas outras tarefas, me exercito, tiro um tempo para mim, me sinto uma pessoa melhor, quase uma atleta rs, alterei minha rotina  e estas são os verdadeiros interesses de ser Fitness: Boa Forma, Boa Saúde e Bem Estar! E se eu posso aconselhar as pessoas é: Façam alguma atividade física, façam por vocês, cuidem das suas saúdes hoje!

Beijos e até o próximo post!

comentário(s) pelo facebook:

32 comentários

  1. No começo do texto você me descreveu: sedentária e cansada por conta da rotina. Talvez deva fazer como você, mas trabalho e faço faculdade, é muito corrido. Podes fazer um post contando como você se organiza?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo a sua rotina corrida! É legal podemos nos dedicar a um curso superior e termos um emprego mas saúde conta né? Não foi fácil e nem está sendo tão fácil pra mim lidar com as três coisas, mas pode deixar que faço um post sobre como priorizar e organizar cada uma sim! Obrigada pela sugestão, beijos :*

      Excluir
  2. Concordo com tudo que você disse aqui! Meus pais são educadores físicos e a musculação é sim uma atividade física assim como qualquer outra. Eu acho que fazer qualquer atividade física é o que importa. Caminhar, nadar, dançar, fazer yoga, fazer musculação, jogar futebol, qualquer uma dessas atividades serão excelentes para o nosso corpo. Eu gosto bastante de fazer yoga, pois além de fortalecer o corpo, me da concentração e me ajuda com a minha ansiedade. O erro da maioria das pessoas é realmente esse: fazer atividade física e ficar viciado nisso apensa pela aparência. Saúde sempre em primeiro lugar! Adorei o seu post! Beijos <3

    www.blogeaigabi.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que seus pais trabalham com essa área linda *__*. Pois é, aparência não é tudo, e esse não é o foco das atividades físicas, que bom que o rapaz que eu comentei no post largou a faculdade de educação física porque né rsrsrs
      Admiro quem faz yoga, quem sabe num futuro eu faça... eu sou mais energética aí me entrego na ginástica!
      Obrigada por comentar, beijos :*

      Excluir
  3. Adoreeei, arrasou!
    Ou as pessoas usam "fitness" como algo ruim, com preconceitos, ou como algo para se mostrar, que é só pela beleza! Mas isso não tem nada a ver. Você comer bem, ir para a academia e se cuidar é uma prova do quando você ama a si mesma, o quando você se preocupa com a sua saúde! Continue firme nessa vida mais saudável ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí linda! Fazer atividade física é cuidar do seu corpo, afinal moramos nele, e o mesmo precisa se manter saudável :)
      Beijos :*

      Excluir
  4. Então, eu comecei a me cuidar mais por saúde. Quero envelhecer bem e com força, melhor do que uma perna sem celulite é uma perna que me leve pra qualquer lugar pra sempre HAHA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrsrs... é por aí mesmo... Nos cuidamos hoje para prolongarmos nossos dias e envelhecermos em melhores condições! Quem sabe manteremos também pernas lindas e aptas a realizar muitas caminhadas :D
      Beijos

      Excluir
  5. Eu penso como você Juh! Faço musculação e também não é por estética e sim por saúde, passo a maior parte do meu dia trabalhando sentada na frente do computador por horas seguidas e isso com o passar do tempo foi destruindo minha postura e minha circulação, então resolvi fazer pilates ♥ (que eu amo) e acadêmia, e adoro os dois. Mas concordo contigo que as pessoas julgam, e que existe uma onda de exibicionismo do corpo, onde infelizmente as pessoas sempre vão julgar pela aparência, mas o que vale é a gente saber dos nossos objetivos e como vamos alcançá-los ♥

    www.vitrolanavitrine.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super me identifiquei... Também já tive o hábito de passar altas horas sentada na frente de um computador e isso me prejudicou muito, também porque eu era bem novinha, só tinha 12 anos! Mas que bom que conseguimos encontrar atividades físicas que gostamos e podemos praticar!
      Beijos :*

      Excluir
  6. O exercício físico e a boa alimentação são realmente importantes para nós! Vi ali sobre você que você também faz biologia, adorooo haha <3

    ResponderExcluir
  7. Nunca tive o habito de praticar exercicios fisicos, aquela desculpa de não ter tempo sempre foi meu forte, mas depois que tive filho, sinto a necessidade de me exercitar e fazer algo pra mim e realmente é otimo.

    ResponderExcluir
  8. Já gostei do seu post desde o título, haha. Muitas pessoas tentam ser fitness por "moda" e eu acho isso tão zzzz. Você está mais do que certa! Tem que fazer o que acha que é melhor pra vc e seu corpo, e não tem que ligar pro preconceito de pessoas que não entendem. Parabéns pela determinação e pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada :)
      É isso aí, todas "modinhas" são tão zzzz e quando envolvem saúde tem que ser vistas com seriedade!

      Excluir
  9. Eu entrei nessa onda fitness não por moda e pra ficar sarada, mas pela saúde mesmo. Tive alguns problema de saude e engordei demais devido aos remédios, e agora preciso correr atras rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí linda, continue buscando o melhor pra você!

      Excluir
  10. Eu quero ser mais saudável e também mais bonita, qual é o problema? As pessoas julgam quem faz e quem faz julga quem não faz, rssr, não entendo o sentido disso.

    Se cuidar é essencial,faz bem e você está certa, mas também requer foco né? E não ligar para as coisas você citou acima.

    Beijo.

    wwww.cantinhob.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí... Se sentir bonita e saudável, quem não quer? haha

      Excluir
  11. Confesso que estou numa luta contra o sedentarismo, quero mudar minha rotina mas está difícil :( Meu corpo, minha saúde não é mais a mesma de quando eu era adolescente, mas não desistir de mudar!


    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Persevere! Encontre um tempinho e inicie uma nova fase na sua vida, você só tem a ganhar!

      Excluir
  12. Acredita que comecei a malhar HOJE? Amei meu primeiro dia e espero continuar gostando. Quero perder uns kilinhos e melhorar minha saude pois meu colesterol é alto. Acho que como vc falou, o foco tem q ser saúde que o resto vem. Amei muito teu post e gata... QUE CORPAÃO HEIN? Arrasouuuuu!

    ResponderExcluir
  13. É comum vermos e ouvirmos tantos julgamentos sobre musculação depois de tantas pessoas exagerando vergonhosamente!
    Qualquer atividade física visando o bem-estar acima da aparência (aqui apoiando o comentário da K.) é super válido. Que tu continue assim, saudável e disposta!
    Boa sorte e perseverança!

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  14. Estou precisando largar meu sedentarismo e seguir suas dicas kkkkkkkkkkk parabéns pelo texto <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre há tempo para começar e vale muuuito a pena! rsrs
      Obrigada! :)

      Excluir
  15. Seu corpo esta ótimo pelas fotos,nos primeiros trechos da sua postagem me vi descrita nele,me sinto assim muito cansada,fraca,e embora eu seja cheinha,me sinto desanimada,meu marido sempre fala,que eu preciso me mexer,obrigada pelo seu post,me incentivei a procurar ajuda urgente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que consigas encontrar uma atividade que lhe agrade . Torcendo por você Vera! <3

      Excluir
  16. A Educação Física agradece por você não se formar nessa área. U.u" kkkkk rachei de rir, bom, eu nunca fiz academia justamente pq achei muita chatura as pessoas "marombas", o tempo todo olhando no espelho, só faltando ir pelado pra academia, toda hora levantando blusa, enfim uma obsessão pelo corpo, eu ia por causa do Balé e fiquei apaixonada, pq pra quem pensa que é fácil né nada, é pesado os exercícios. E eu mudei minha alimentação pelos mesmos motivos que vc, um super constrangimento de chegar no ônibus ofegante porque dei uma corridinha atoa kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk, não podia deixar de ressaltar isso. Eu também acho super chato tudo isso, porque é muita banalização! Como dizer que balé é coisa fácil, exige muito da pessoa! Estereótipos são sempre muito ruins.
      Ninguém merece ser jovem e se cansar fácil! Pelo menos tomamos vergonha na cara e mudamos hehe
      Beijos

      Excluir